CINE TEATRO

"O cinema é de gênero?"



mul

 

Na terça-feira (7), às 19h30, o Cine Teatro exibe o documentário "Cineast(a)s" (França, 2013) produção dirigida por Julie Gayet, atriz e produtora da França, em parceria com Mathieu Busson. "O cinema é de gênero?". Com essa pergunta começa o filme.

E outras questões afins vão se estendendo ao longo dos 75 minutos do documentário, como um filme dirigido por uma mulher é diferente de um filme feito por um homem? Por que existem tão poucos filmes feitos por mulheres? 

São 21 diretoras entrevistadas, entre elas, Brigitte Roüan, Céline Sciamma, Géraldine Nakache, Josiane Balasko e Julie Delpy. Todas demonstram a confiança em sua arte e discutem sobre o lugar das mulheres no cinema.

O filme tem classificação indicativa livre e os ingressos custam dois e quatro reais. 

Julie Gayet

Julie tornou-se bastante famosa quando, em 2013, começaram a circular boatos em torno da sua relação com o ex-presidente da França, François Hollande, que comandou o País até o ano passado. 

Ela tem uma expressiva formação nas artes. Estudou história da arte,  artes circenses, canto operístico e artes cênicas em Londres e Paris.

 

Estreou como atriz numa série de TV em 1992 e teve uma pequena participação na trilogia das cores, sob a batuta do mestre polonês Krzysztof Kieślowski. Como atriz já recebeu distinções em pelo menos dois festivais internacionais: em Bruxelas (1996) e Tóquio (2009). (*com informações de vários sites)

delpy

A atriz e cineasta Julie Delpy, em entrevista no documentário

jules

a diretora


 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet