ARTE DA PALAVRA

Dia 25, no IFMT e na UFMT



cid

Cidinha da Silva é prosadora e dramaturga

O projeto “Arte da Palavra” realiza sua terceira edição na terça-feira (25) da próxima semana, com eventos nos períodos vespertino e noturno. Durante a tarde, às 14h, no IFMT. À noite, acontece na UFMT, a partir das 19h30. Participam os autores Cidinha da Silva e André Sant'anna.

A participação é gratuita  e o projeto faz parte do programa Rede Sesc de Leituras - Circuito de Autores. A iniciativa é do Sesc Nacional e, em Mato Grosso, recebe a parceria da UFMT (PPGEL) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Em síntese, o “Arte da Palavra” é um projeto de fruição literária elaborado que envolve a circulação de escritores por diversas cidades do Brasil. 

br

 

O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição. O Circuito de Autores é uma articulação nacional que pinça escritores, voltada para a valorização e divulgação deles nas diferentes comunidades literárias.

A partir das 14h o evento acontece no IFMT (Bela Vista), enquanto a noite (19h30), tem sede no auditório M do Instituto de Linguagens da UFMT. A mediação é da professora Divanize Carbonieri, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL). 

Em 2017 houve três edições do projeto. E, em 2018, as edições anteriores contaram com a participação dos autores Daniel Galera, Melanie Peter, Joca Reiners Terron e Douglas Diegues. 

Nesta edição os autores discorrerão sobre sua trajetória e obras, principalmente sobre os livros "Sobreviventes" (2016), de Cidinha da Silva; e "O Brasil é bom" (2014), de André Sant'anna. 

Cidinha

sob

 

Cidinha da Silva é prosadora e dramaturga. "Sobreviventes" (2016) é o nono livro de uma carreira literária iniciada em 2006. Organizou também duas obras coletivas. A primeira, sobre ações afirmativas para pessoas negras na área educacional, em 2003, quando o debate sobre o tema ainda era incipiente. Em 2014, lançou "Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil", livro organizado no período em que atuou como gestora pública de cultura em órgão do governo federal.

“Sobreviventes” (2016) é um livro de crônicas contundentes sobre pessoas que muitas vezes são tornadas invisíveis ao olhar de uma sociedade racista e preconceituosa. Situações cotidianas colocadas em nossa cara como retrato feio de nós mesmos. Os sobreviventes combatem as dificuldades todos os dias. Precisamos falar destes viventes. 

André

André Sant'anna nasceu em 1964, em Belo Horizonte, e hoje vive em São Paulo. Considerado um dos maiores talentos da literatura brasileira contemporânea, é autor dos livros "O paraíso é bem bacana" (2006), "Sexo e amizade" (2007) e "O Brasil é bom" (2014), entre outros. Além de escritor, é roteirista, publicitário e músico.

“O Brasil é bom” (2014) é uma coletânea de 22 contos que abordam a velha classe média que observa - apavorada e temerosa - a ascensão da nova classe média, o consumismo é uma epidemia nociva, o dinheiro é a única coisa que move os brasileiros e a Igreja explora os fiéis. Em “Lodaçal”, o texto mais longo, dois garotos que vivem à margem da sociedade imaginam, em uma narrativa delirante, inúmeros futuros para si - todos interrompidos pela violência. 

A metralhadora de André Sant’Anna aponta para diversos alvos: em um momento, satiriza o discurso daqueles que se consideram “cidadãos de bem” e nutrem fantasias dignas do tempo da ditadura; em outro, critica as medidas paliativas que transformaram a classe C em uma horda de consumidores, dando a eles a ilusão de que o país está melhorando e de que agora foram incluídos na sociedade. O resultado é uma visão pessimista e apocalíptica, que expõe os conflitos raciais e sociais do Brasil que apenas começaram a explodir. (*com assessoria)

and

André Sant´anna é escritor, roteirista, publicitário e músico

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet