CINEMA/ESTREIAS

Seis novidades nos shoppings cuiabanos



cega

"Marcha cega" (Brasil), um documentário consistente

Dois filmes brasileiros, três dos EUA e um do Canadá. São as estreias desta semana. E vamos logo com as produções nacionais, começando por "Marcha cega", documentário para maiores de  12 anos, dirigido por Gabriel Di Giacomo.

O filme traça um panorama das manifestações que ocorreram em São Paulo a partir do ano de 2013, quando a Polícia Militar foi responsável por agredir violentamente, ferir e prender uma série de manifestantes. Através do uso excessivo de gás lacrimogêneo e outras técnicas duvidosas, a cidade transformou-se em um verdadeiro campo de batalha e as marchas, inicialmente pacíficas, foram consumidas pela violência derivada das forças policiais.

Para Breno Pessoa, do jornal Diário de Pernambuco, "Marcha cega´ toca em um importante tema e traz consistentes pontos em defesa da desmilitarização da polícia e sobre a necessidade de reformulação das políticas de segurança". 

cowboy

"Coração de cowboy" (Brasil): o viés da música sertaneja

"Coração de Cowboy" é um drama musical, para maiores de 12 anos, com direção de Gui Pereira. Estão no elenco, dentre outros, Gabriel Sater, Thaila Ayala, Françoise Forton Jackson Antunes, Chitãozinho e Xororó.

Tem como personagem central Lucca, um cantor sertanejo conhecido por suas músicas "chicletes" compostas a partir das demandas de sua empresária, e não pelos seus sentimentos e gostos musicais. Depois de um desentendimento na gravação de seu novo disco, Lucca foge da cidade grande e volta ao interior, onde ele procura inspirações para voltar a compor canções mais autênticas e, assim, se reconectar com seu pai. Na volta, Lucca também encontra uma antiga parceira de composições e amor de infância com quem vai tentar reatar laços.

O filme foi cotado com três estrelas no site Observatório do Cinema. Em determinado trecho da sua avaliação nesse site, escreveu Caio Lopes: "Com ene clichês em sua trama, estilo afetado até o talo e um jeito mela-cueca que desafia limites, a estreia do diretor Gui Pereira nos cinemas é feita por encomenda para os amantes de sertanejo."

sansão

"Sansão" (EUA), filme épico que não chega a empolgar

Filmes americanos

Para maiores de 14 anos, "Sansão" é um filme épico, com direção de Bruce Macdonald e Gabriel Sabloff. No elenco, entre outros, Taylor James, Billy Zane, Greg Kriek, Jackson Rathbone, Lindsay Wagner.

Sansão é um homem com uma força sobrenatural que recebeu um chamado divino para libertar seu povo da escravidão. Quando ele perde seu amor para um cruel príncipe filisteu, o jovem hebreu parte em uma jornada para defender seu povo, sacrificando o que for preciso para vingar seu amor, seu povo e seu Deus.

"Sansão se conclui como obra de valores tradicionais e imaginário contemporâneo, defendendo ao mesmo tempo o martírio e a pureza do protagonista escolhido por Deus e a malícia do jovem musculoso que não consegue se privar de uma bela companhia feminina". Um parágrafo da avaliação de Bruno Carlemo no site Adoro Cinema, que cotou o filme com duas estrelas.

pep

"Pé pequeno" (EUA), animação que valoriza a tolerância

"Pé Pequeno´ acaba por ser uma boa e (gelada) deliciosa supresa. No final das contas o filme é mais do que uma simples animação e consegue transmitir sua mensagem de tolerância e aceitação ao próximo de uma forma bem agradável". É um pedaço da avaliação de Miguel Morales, para o site Arrobanerd, que deu 3,5 estrelas à animação, entre 5 disponíveis.

A direção é de Jason Reisig e Karey Kirkpatrick, com um elenco de vozes onde estão nomes como Channing Tatum, Common, Danny DeVito, Ely Henry, Gina Rodriguez, James Corden, Jimmy Tatro, LeBron James, entre outros.

Na sinopse: Conhecido como o Abominável Homem das Neves, um yet acredita que os seres humanos realmente existem e irá fazer de tudo para provar sua tese.

crime

"A primeira noite de crime" (EUA) traz mensagem confusa

Com direção de Gerard McMurray, "A primeira noite de crime", filme de ação, tem classificação para maiores de 18 anos

No elenco, dentre outros, Aaron V. Williamson, Chyna Layne, Jermel Howard, Luna Lauren Velez, Marisa Tomei, Patch Darragh, Steve Harris.

Na história,quando um novo partido político ascende, é anunciado um novo experimento social. São 12 horas sem lei, em que o governo incentiva as pessoas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas como estímulo, 5.000 dólares é dado para quem fica na cidade, e mais prêmios para quem participa.

"A Primeira Noite de Crime' tem uma mensagem confusa em torno de como o Expurgo consegue seu sucesso; o filme se resume a inúmeras sequências em slow motion e à violência como foco principal, sendo que essas características já fazem parte de toda a franquia". Um pedaço do que escreveu Barbara Demerov no site Adoro Cinema, que conferiu duas, entre cinco estrelas à produção.

importa

"O que de verdade importa" (Canadá): um drama fraquinho

Filme canadense

"O que de verdade importa" tem classificação para maiores de 10 anos. Um drama dirigido por Paco Arango à frente de um elenco onde estão, entre outros, Adrian G. Griffiths, Batman The Dog, Chase Duffy, Chris Lawrence, Jonathan Pryce.

Traz a história de Alec, um engenheiro frustado que trabalha consertando eletrodomésticos em Londres. Seu dinheiro nunca é suficiente para pagar as contas até que um tio distante surge com uma proposta irrecusável: pagará todas as suas dívidas e contas desde que ele se mude para Nova Escócia, no Canadá.

Na crítica do jornal o Globo, sugere-se que o filme é sonolento. Em determinado trecho da avaliação... "O roteiro traz uma série de dispositivos de filmes de superação, personagens caricatos e preconceituosos e erra na mão quando tenta ser comédia ou quando arrisca no drama". (*com informações de vários sites)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet