LANÇAMENTO

"Branca nuvem em céu escuro"



branca

 

Acaba de ser lançado em Rio Branco (Acre) o livro “Branca nuvem em céu escuro” (Editora Penalux), da jornalista e escritora Vássia Silveira. É sua terceira obra para os leitores adultos, já que a autora também tem livros publicados para o público infantil.  

Neste livro, uma coletânea poética em prosa e em verso, a maior parte dos textos orbita em torno do cotidiano. Pode-se dizer que "Branca nuvem em céu escuro" é um convite para que o leitor se debruce nas delicadezas e mazelas que o dia-a-dia nos reserva. 

Misturando pequenas crônicas e poemas, Vássia Silveira edifica uma obra única e de qualidade ímpar. Seus textos buscam não somente representar o cotidiano, mas também ressaltar suas delicadezas e conflitos, revelando, sutilmente, uma atmosfera de caótica esperança, à medida que a rotina e a vida diária escondem delicadezas, mas também, mazelas, desafiando o ser humano a se equilibrar entre estes dualismos que se contrabalanceiam. 

Paraense radicada no Acre – apresentando clara influência de cânones da literatura, tais como Clarice Lispector e Fernando Pessoa – Vássia consegue ostentar como poucos a habilidade bruta de fazer malabarismos com os gêneros literários, fabricando, portanto, uma obra inigualável. Seu novo livro pretende penetrar nas frestas das rotinas diárias e explorar sua profundidade, sem trazer à tona as epifanias que encontra, deixando esta tarefa encarregada ao leitor. 

vasssia

"Um olhar que oscila entre o visível e o invisível na busca pela (re)significação do cotidiano" (Vássia Silveira)

“`Branca nuvem em céu escuro´ é o título de um dos textos do livro”, explica a autora. “Escolhi o mesmo nome para o livro por acreditar que ele dialoga com a essência da maior parte dos outros textos: um olhar que oscila entre o visível e o invisível na busca pela (re)significação do cotidiano. Ou a abstração da palavra/imagem como um convite à poesia”, finaliza.

Para Dirce Waltrick do Amarante – escritora, tradutora e ensaísta – este novo livro de Vássia Silveira, já pelo título, anuncia “a comunhão de imagens contraditórias, as quais pululam ágeis de seus textos, e mostra como se pode estar, ao mesmo tempo, em marte e no quintal do vizinho, ou ter numa ‘noite toda catástrofe [...] pequenas alegrias’. Na prosa e poesia de Vássia, as palavras levam simultaneamente a todas as direções. O humor, o deboche e um descaso intencional (irônico) destacam-se neste livro. Em `Branca nuvem em céu escuro´, ‘as palavras ressoam e provocam’ o leitor, que não permanecerá indiferente a elas”. 

Um livro instigante, desafiador e, de certa forma, confortante: uma leitura indispensável aos fãs de uma literatura de alta qualidade. 

Trecho:

O mundo não é essa brancura estéril. O mundo é onde moram os bichos, as plantas, as gentes. É esse cotidiano, ora triste, ora alegre. É o suor escorrendo na testa e borrando a cara de quem se disfarça. A mancha e o buraco na camisa escolhida às pressas; o sapato que aperta; a chinela que fere; o lixo esquecido. É a gritaria da molecada; os pelos dos cachorros e gatos pela casa; a bagunça da mesa, dos quartos; a louça na pia da cozinha e as negociações para ver quem dela se livrará. São as lembranças que guardamos em caixas, pastas, baús ou naquele canto recôndito da alma.

O mundo, tão bonito de ver, é essa luz amarela onde a vida escorre. Escorre em choro, em sangue, em fúria, em sofrimento, em injustiças. Mas também em risos, abraços, amores e solidariedade.  

A autora

Vássia Silveira é jornalista, escritora e Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de "Febre Terçã" (2013), "Indagações de ameixas" (2011), e dos infantis "Quem tem medo do Mapinguari?" (2008) e "Braboletas e ciuminsetos" (2007). 

Vássia integra a antologia de poesia "Blasfêmeas – Mulheres de Palavra" (2016) e é uma das autoras do "Balaio de ideias" (2007). Tem crônicas, poemas, traduções e ilustrações publicadas em diverentes veículos. (*com assessoria)

Como comprar

O livro está disponível para aquisição em                                                                                    

http://editorapenalux.com.br/loja/branca-nuvem-em-ceu-escuro

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet