EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Imagens repletas de beleza e luz



fred

 

"Flora et Lumen"  é o nome da exposição que tem abertura nesta quinta (4), com obras do artista visual e fotógrafo Fred Gustavos. A partir das 19h, com entrada franca, na Casa do Parque, a partir das 19h. São 17 obras feitas a partir de um processo de catalogação botânica.

A Casa do Parque fica na rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias.

O nome da mostra, em latim, traduzido para portiguês significa "repleta de beleza e luz". A exposição tem curadoria de Mari Gemma de La Cruz e apresentação de Luiz Marcheti.

As fotos apresentam flores, folhas, plantas que podemos encontrar em nossa flora, na mata, nos quintais mais humildes ou nas decorações mais sofisticadas. 


 

A partir do exercício de contemplação, o artista investiga a sensibilidade presente no encontro de seu olhar com a espécime. A essa experiência se somam a técnica da representação, exposição, contraluz, preenchimento, enquadramento e demais artifícios. E o resultado dessa imersão é o que o publico vai presenciar nas imagens criadas por Gustavos.

fred

 

“Fred sublinha grafismos no preto e branco, cata covas e declínios delicados. E quando a intimidade acende minúcia, aparece uma sombra sedutora. A criação de Fred Gustavos pede um segundo, outro e mais um olhar. É o impacto de arriscar-se numa pétala”, explica Mercheti, apresentador da mostra.

Para a curadora Mari Gemma, "A fotografia tem o poder de criar dúvidas e nos fazer refletir sobre a realidade percebida, pois é uma subtração da mesma naquele momento capturado. Enquanto arte, segundo Ítalo Calvino, deve trazer leveza ao espectador através do despojamento da linguagem e da narrativa que expresse um raciocínio atravessado pela abstração e imaginação". 

Fred

Fred estudou autorretrato conceitual com a fotógrafa e artista visual Jaqueline Hoofendy (RJ) em 2017, recentemente, participou como finalista na temporada do reality show de fotografia Arte Na Fotografia, do canal Arte 1, e recebeu Menção honrosa em duas edições da Maratona Fotográfica, em 2016 e 2017.

O artista já expôs na galeria Artô, no MACP e no Sesc Arsenal, em Cuiabá, e já foi para o Museu da Imagem e Som de São Paulo com a “Feira Cavalete MIS 2018” Coletivo Autorretrato, e para o Festival Internacional de Fotografia Paraty Em Foco, em 2018. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: exposição ‘Flora et Lumen’ – Fred Gustavos
QUANDO: abertura nesta quinta (4), 19h
ONDE: Casa do Parque
INFORMAÇÕES: (65) 3365 4789 e 98116 8083

camila kinker

fred

O artista visual e fotógrafo Fred Gustavos

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet