SEMANA DA DISLEXIA

Atividades gratuitas para público vário



pai

 

Entre os dias 6 e 13 de outubro o Sesc Arsenal vai sediar o evento "II Semana da Dislexia", que inclui uma série de atividades para vários públicos, todas elas gratuitas, mas algumas requerendo inscrições antecipadas, já que o número de participantes é reduzido.

Os interessados em participar, no caso das atividades que requerem inscrições antecipadas, podem obter informações através dos telefones 3616 6901 ou 3616 6914.

Nos dias 6 e 13 acontece o "Minicurso APP Inventor - Projeto Meninas Digitais, que vai se desenvolver nesses dois dias das 8h às 18h (com intervalo para almoço), no Núcleo Sesc de Cinema, para maiores de 10 anos, com 10 vagas em cada um dos dias.

A atividade conta com a coordenação da professora dra. Juliana Fonseca Antunes e alunos do projeto Meninas Digitais: Ícaro Alencar de Oliveira, Thayna Melyssa da Silva Martins Souza,  Júnior César Rosas Leite.

Vai trabalhar os os ensinamentos em torno de como desenvolver aplicativos para Android com o APP Inventor 2. Uma poderosa ferramenta para quem deseja iniciar os estudos de lógica de programação de uma maneira visualmente divertida. MIT App Inventor é uma ferramenta on-line desenvolvida originalmente pela Google, atualmente é continuada pelo MIT lab, que permite a criação de aplicativos para smartphones que rodam o sistema operacional Android, sem que seja necessário conhecimento em programação.

Oficina Cata-vento

Nesta oficina, que acontece no dia 6, das 14h às 15h30, na Oficina de Ideia do Arsenal, crianças e adultos aprenderão como confeccionar cata-ventos. O objetivo desta aula é informar sobre a prevalência da dislexia na população brasileira. 

Após a confecção dos cata-ventos os participantes serão convidados a montar a instalação ‘‘Ser disléxico - 10% de incidência no Brasil’’, que marcará o início da III Semana da Dislexia e ficará no jardim do Sesc Arsenal durante todo evento. Do material produzido, 90% será azul e 10% laranja, o objetivo desta ação é informar sobre a prevalência da dislexia na população brasileira.

Roda de conversa: ser disléxico

A roda de conversa irá abordar os temas: o que é dislexia; direitos da pessoa com dislexia e desafios do disléxico na vida acadêmica e profissional.

Acontece no dia 9, das 19h30 às 21h30. É aberta ao público em geral e participam membros da diretoria do Dislexia MT e convidados. Acontece no Cinema do Arsenal.

Sessão de Cinema - Filme "Diga ao meu pai que estou bem"

O filme "Diga ao meu pai que estou bem" (Bruna Fracascio, Produção Egrégora Filmes, 15 minutos) será exibido no dia 10, das 19h30 às 21h30, livre para todas as idades. No Cinema do Arsenal.

Curta-metragem que conta a história de Ju, uma criança disléxica de 9 anos, que vai embora de casa por julgar ser um peso na vida do pai. A partir da leitura da criança da carta que deixou para trás, o filme mostra sinais da dislexia e como o próprio pai e outros "responsáveis" lidam com isso. Esse filme é baseado na história real de Bruna.

Após a exibição do filme haverá um bate-papo com a diretora do filme: Bruna Fracascio.

Minicurso Tecnologias que auxiliam os disléxico

Acontece no dia 11 e será ministrado pela professora me. Andréa Basílio da Silva Chagas, das 18h30 às 20h30, no Núcleo Sesc de Cinema. São oferecidas dez vagas.

Este minicurso apresenta softwares e APP que auxiliam a leitura e escrita para pessoas com dislexia, em todas as áreas e atividades escolares, acadêmicas e de trabalho. (*com assessoria)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet