VIDA E OBRA

De valorosa autora adotada por MT



lucinda

A escritora em recente evento na Academia Matogrossense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 4

O projeto de extensão "Da UFMT para a cidade: linguagens em movimento" fecha 2018 com garbo. Na próxima terça (27), na universidade, acontece a última edição deste ano do ciclo "Leituras Possíveis", que integra o projeto. A escritora Lucinda Persona, "adotada" por Mato Grosso, está na pauta.

O evento acontece no auditório M, no último piso do Instituto de Linguagens da UFMT, a partir das 19h. A entrada é franca e haverá emissão de certificados.  A mestranda Judikerle Pereira apresenta a vida e obra da poeta mato-grossense Lucinda Persona.

Através da militância no jornalismo cultural em MT e também pela sua trajetória como docente de Biologia da UFMT conheci Lucinda em meados dos anos 1980. Sobre minha relação pessoal com ela, duas palavras: carinho e respeito. 

lucinda

 

Já sobre sua performance literária, após a partida do genial Ricardo Dicke (1936-2008), venho rotulando-a como a mais altaneira criadora literária de Mato Grosso. 

Numa das últimas entrevistas que fiz com ela neste site, em 2015, disse-me ela: "Vejo-me apenas como aprendiz nessa escola colossal da vida, alguém que se interessa por tudo no mundo, que sonha bastante, que enfrenta dificuldades, que se sente melhor e vive espiritualmente melhor realizando a escrita, esta difícil e complexa tarefa."

Ganhadora de prêmiações (nacionais e regionais) e autora de várias obras, resumo abaixo alguns destaques da trajetória dela, que nasceu em Arapongas (PR), mas estabeleceu-se há vários anos nestas paragens.

PRÊMIOS

1993 - Prêmio Literário Primeiro lugar em Crônicas, Fundação de Cultura e Turismo de Mato Grosso.
1988 - Prêmio Literário Autor Mato-grossense-Poesia, Fundação de Cultura e Turismo de Mato Grosso. 
1997 - Prêmio Especial do Júri - concurso Cecília Meireles da União Brasileira de Escritores – UBE, pela obra "Por imenso gosto".
2002 - Prêmio Cecília Meireles da União Brasileira de Escritores – UBE, pela obra "Sopa escaldante".

OBRAS DA AUTORA

Livro/Poesia:
"Por imenso gosto". São Paulo: Massao Ohno Editor, 1995.
"Ser cotidiano". Rio de Janeiro: 7Letras, 1998.
"Sopa Escaldante". Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.
"Leito de Acaso". Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.
"Tempo comum". Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Livro/Infanto-juvenil:
"Ele era de outro mundo". Cuiabá: Tempo Presente, 1997.
A cidade sem sol. Rio de Janeiro: Razão Cultural, 2000.

Participação em antologias de poesia:
"Roteiro da poesia brasileira: Anos 90" / [Seleção e prefácio Paulo Ferraz; direção Edla van Steen]. – São Paulo: Global, 2011. – (Coleção Roteiro da Poesia Brasileira).

Participação em antologias de conto:
"Na margem esquerda do rio: contos de fim de século", organizada por Juliano Moreno e Mário Cezar Silva Leite. Contos. São Paulo: Via Lettera, 2002.
"Fragmentos da alma mato-grossense", organizada por Maria Teresa Carrión Carracedo. Poemas e Contos. Cuiabá: Entrelinhas, 2003.
"Cada canto tem seu conto", organizada por Marilu Linz Flygare e Helena Ferreira. Contos. Rio de Janeiro: Sobreletras, 2004. (*com informações de vários sites)


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet