SESSÕES GRATUITAS

É o Cinesesc de dezembro



lixo

"Lixo Extraordinário" (2010), na terça-feira

Mês novo, programação nova. Aquelas sessões gratuitas de cinematografias diferenciadas e escolhidas criteriosamente. É o Cinesesc dezembro que bate na sua retina, aqui no tyrannus.

Quando escrevo aqui que os títulos selecionados seguem critérios qualitativos, perdoe-me, se você for lá e não se convencer.

De qualquer forma, as sessões são sempre a partir das 19h30, no Arsenal. Nesta matéria, aquelas informações básicas sobre os filmes em cartaz na terça (4), quarta (5) e quinta (6). E depois a gente vai atualizando a coisa.

Com classificação livre para todas as idades, "Lixo Extraordinário" (Lucy Walker, Brasil, Documentário, 2010, 99 minutos) abre a programação do mês, na terça.

O documentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

trop

"Tropicália" (2012), na quarta-feira

Já na quarta (5) tem "Tropicália" (Marcelo Machado, Brasil, Documentário, 2012, 87 minutos). Também livre para todas as idades.

O filme traz uma a análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.

"Cinema Novo" (Eryk Rocha, Brasil, Documentário, 2016, 90 minutos) tem exibição na quinta-feira, liberado para todas as faixas etárias.

Um ensaio poético sobre o movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançando grandes diretores e criando uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e da história do Brasil para sempre. (*com assessoria)

cinenovo

"Cinema Novo" (2016), na quinta-feira

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet