LANÇAMENTO

Lírica brilhante e mordaz



britto

 

Você, por algum motivo, frequenta o meio literário. É poeta, prosador, professor, leitor, jornalista cultural, o escambau. Aí um dia, há de acontecer, você vai se deparar com Paulo Henriques Britto. E ele nunca mais vai desaparecer da sua vida... Assim foi com o Tyrannus.

Me chegou mail da Cia. das Letras destacando novo livro de poesias do escritor, professor e tradutor Paulo. É o seu sétimo livro: "Nenhum Mistério". Chega quase sete anos após ele ter lançado "Formas do nada". 

"Tempo agora perdido/ (todo tempo se perde)/ vivo só nos vestígios", escreve Paulo Henriques Britto no segundo poema que compõe a novidade. Ainda não corri os olhos sobre essa fase da hora de Henriques, mas achei estimulante o que está escrito na apresentação: o poeta põe à prova os limites das estruturas clássicas e retoma sua lírica brilhante e mordaz, marcada por uma forte descrença no sublime e no sentido.

"A poesia de Paulo Britto é indispensável devido a sua precisão e excelência desde que li pela primeira vez. O livro era "Mínima lírica" e já trazia a perfeição meditada do que ele queria dizer. Nenhum mistério confirma e aprimora o poeta astuto e a coesão que consegue, a partir de 1982, marcar seu estilo inesquecível na poesia brasileira.” Escreveu sobre ele um outro poeta (dos bons), Armando Freitas Filho.

Outro depoimento favorável ao verso novo de Henriques vem do escritor e ator, que também faz versos, Gregório Duvivier: "Paulo Henriques Britto lembra o sambista perfeito de Arlindo Cruz: mente aberta no corpo fechado. Escreve em decassílabos heroicos mas sem abandonar a variante tijucana do português. Tem o ouvido de Bandeira e os óculos de Drummond. Na sua poesia, liberdade e rigor andam juntos. Jamais pôs um pé fora do poema. ‘Talvez fosse contigo/ que aprendi a pesar sílaba a sílaba’, diz Eugenio de Andrade sobre Cesário Verde. Como Cesário, Paulo levou as palavras ‘à suprema perfeição da língua’. Paulo Henriques Britto é o poeta perfeito.” (*com informações de vários sites)

britto

o autor

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet