LANÇAMENTO

“Martinho da Vila: reflexos no espelho”



divulgação

martinho

O artista biografado e a autora da obra, amigos há mais de quarenta anos

“Martinho da Vila: reflexos no espelho” (Editora Pallas) é um projeto que foi cozinhado ao longo de 30 anos. Mas saiu, finalmente. Escrito por Helena Theodora, autora de inúmeros livros, a obra foi lançada em 2018, exatamente no ano em que Martinho se tornou octogenário.

Helena explicou que sua narrativa explora as profundas reflexões inerentes à vida e à obra de Martinho, um personagem que tem uma trajetória rica em sabedoria, cultura, vitórias e resistência, em seus 80 anos de vida e 60 como artista.

martinho

 

Para discorrer sobre Martinho não há como fugir de certos temas como ancestralidade, a negritude, a territorialidade, o racismo e a própria cultura afro-brasileira. 

Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, município fluminense. É cantor, compositor e escritor. Figura ilustre no cenário da cultura nacional, é bastante popular e sua performance artística agrada praticamente todos os nichos da sociedade brasileira.

No livro, ele é situado como artista e intelectual. “A obra de Martinho da Vila nos permite mergulhar profundamente na realidade brasileira, em seu imaginário social, principalmente no que tange a nossas bases africanas e sua capacidade de transformar, criar e valorizar a cultura do nosso povo”, afirmou a autora ao site https://www.uai.com.br/

Helena conheceu Martinho nos anos 70 e os dois tornaram-se amigos. Mas foi em 1985, quando a autora escreveu sua tese de doutorado, que ela percebeu que ele seria um precioso objeto de estudo.

A apresentação da obra coube à jornalista Flávia Oliveira e o prefácio ao pesquisador Ricardo Cravo Albin, com a orelha da lavra do escritor e historiador Luiz Antonio Simas,

A autora

Helena Theodoro é escritora, professora e pesquisadora, com vasta formação acadêmica e doutorado em filosofia. Tem forte atuação em áreas como gênero, raça e etnia. Escreveu, entre outros, os livros “Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras” (1996); “Os Ibéjis e o Carnaval” (2009); “Caderno de Cultura Afrobrasileira”(2009) e “Iansã, rainha dos ventos e tempestades” (2010). (*com informações de vários sites). 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

  • Em Breve:
  • Show com Zé Ramalho
  • Dia: 21 de março
  • Local: Felici Buffet
  • Informações: (65) 3321-8722
Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet