UFMT

Graduações no Câmpus Cuiabá



musica

 

O ingresso na UFMT traz novidades para este ano. Os interessados em cursar as graduações de Música e Letras/Libras oferecidas no Câmpus de Cuiabá deverão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. Para o curso de Música é necessário, ainda, a certificação de habilidade específica, obtido a partir de teste específico. Na UFMT, o exame será aplicado em 1º de fevereiro. 

Anteriormente, a seleção para os dois cursos era feita por processo seletivo específico. Segundo a Central de Ingresso da UFMT, serão oferecidas neste ano 40 vagas para o curso de Letras/Libras, com entrada apenas no primeiro semestre, e 32 por semestre para o curso de Música, divididos em Licenciatura (20) e os bacharelados com habilitação em Canto (2), Clarineta (2), Composição (2), Regência (2), Violino (2) e Violão (2).

Sisu

Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada entre 22 e 25 de janeiro. A candidatura ao curso pretendido, bem como a divulgação do primeiro resultado em chamada regular, ocorre única e exclusivamente no site do Sisu [http://www.sisu.mec.gov.br/].

libras

 

Na UFMT, as matrículas dos candidatos classificados na chamada regular acontecem nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 e 04 de fevereiro. Os locais de matrículas estão disponíveis na Central de Ingresso.

Música

A Licenciatura em Música tem como objetivo iniciar a formação de professores para atuar na área. Já o bacharelado e suas respectivas habilitações tem como objetivo aprofundar a formação do músico como intérprete ou criador em cada uma das áreas.

A certificação de habilidade específica é uma exigência em todos os editais de graduação em Música. Na UFMT, sua aplicação é feita pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) usualmente nos meses de novembro e fevereiro. Com realização prevista para 1º de fevereiro, o edital do Teste de Habilidade Específica (THE) será divulgado em breve.

Libras

Por sua vez, o curso de Letras/Libras tem como objetivo formar professores para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua para atender estudantes surdos e ouvintes. O curso conta com entrada anual e as aulas acontecem no período vespertino. 

Atualmente, o corpo docente desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de ampliar as ações regulamentadas no Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, legislando, entre outras questões, sobre a inclusão da Libras no ensino superior e sobre a implantação gradativa do ensino de Libras em todos os níveis de ensino, em todos os estados e municípios brasileiros. (*com assessoria)


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet