CINE TEATRO

Na terça (29), sessão às 19h30



exce

sem legenda

"Excelentíssimos", documentário de Douglas Duarte, lançado em novembro do ano passado, é a atração da Mostra Vitrine Filmes, que está rolando no Cine Teatro Cuiabá e prossegue até março. Com classificação indicativa para maiores de 12 anos, tem quase duas horas e meia de duração. Filme será exibido na 3ª.

A sinopse do filme, que dividiu a crítica, sugere um retrato da democracia brasileira em um momento frágil de polarização política no Congresso Nacional, acompanhada durante quatro meses por uma equipe de filmagem. Processos que permitem cerca de 600 pessoas influenciar nas decisões do país, legisladores corruptos que se transformam em delatores, uma presidente que defende seu mandato com um pedaço de papel e falcões que traçam sua subida ao poder enquanto multidões cantam e protestam.

O plano original de Douglas Duarte era se instalar em Brasília com sua equipe para documentar o dia a dia dos parlamentares e montar um retrato cinematográfico do Congresso, mas o projeto foi replanejado tão logo a Câmara aprovou a abertura do processo de impeachment contra Dilma. 

O projeto de "Excelentíssimos" é datado de 2015, mas acontece que ele se enrolou e teve alterações em sua proposta original. Antes de o documentário ser lançado, outras produções cinematográficas e a própria mídia saturaram o tema. Um tema que, vale lembrar, rachou o Brasil, o que se acentuou logo em seguida em novas e mais radicais rachaduras.

Em nenhuma das avaliações que li sobre "Excelentíssimos" percebi alguma acusação de tendenciosidade ao diretor, e imagino a dificuldade que ele teve para, pelo menos, tentar manter-se neutro. É curioso registrar que em algumas críticas, foi citado como tipo destaque do documentário, o depoimento de Bolsonaro onde o atual presidente, lança a sua pré candidatura ao Planalto. 

Ou seja, estamos diante de um documentário que você precisa assistir para formular a sua própria opinião.  

O diretor

Douglas Duarte é diretor, produtor e roteirista cinema e tv. Já dirigiu os filmes "Personal Che", "Os sem-Lula" e "Sete visitas".

A sessão

Os ingressos estão a dois e quatro reais e a sessão acontece na terça-feira (29), às 19h30. Para maiores de 12 anos. (*com informações de vários sites)

exce

sem legenda II

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet