REGINA PENA

No Sesc Arsenal, até 29 de março



pena

 

"Metamorphosis" é a exposição da artista plástica cuiabana, Regina Pena, que será aberta neste sábado (9), no Sesc Arsenal, às 19h. Permanece em cartaz, com entrada franca, até 29 de março.

Regina começou a pintar na adolescência e profissionalizou-se aos 22 anos. Sua produção pictórica sempre foi marcada por um estilo próprio. Está entre aqueles artistas que produzem obras, nas quais, quando a gente bate o olho, já sabe da procedência. Regina é única e peculiar em relação a aquilo que cria. 

Seria muita injustiça do destino, se ela não trilhasse pelo caminho das artes plásticas. Digo artes plásticas e todos os seus desdobramentos, onde cabe também a poesia, criação pela qual ela também já se enveredou. 

Versos dela estão entre os mais de 1.200 poetas - sem repetição - já publicados neste site. http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/poesia/6400/regina-pena 

Sua trajetória nas artes plásticas foi catapultada quando começou a frequentar o Ateliê Livre da Fundação Cultural, atual Secretaria de Estado de Cultura (SEC), durante as décadas de 1970 e 1980. Como seus colegas, naqueles tempos, estavam alguns dos principais nomes das artes deste pedaço brasileiro, como Adir Sodré, Dalva de Barros e Gervane de Paula.

Superação

Na virada do século (e do milênio), Regina começou a enfrentar sérios problemas de saúde, que dificultavam os movimentos de seus membros. Uma nuance complicada na vida de quem trabalha criando uma estética que reproduz, com delicadeza e precisão, a realidade que nos cerca, cheia de significados e singularidades.

Em 2006 ela foi diagnosticada com esclerose múltipla e reprogramou-se para a nova fase de sua vida. A princípio, um pouco relutante, mas depois experimentou e passou a valer-se das novas tecnologias para prosseguir com sua criação. 

O que o público vai ver em "Metamorphosis" é uma seleção dos trabalhos mais recentes da artista, produzidos num tablet, através de um aplicativo. São cenas de um cotidiano, especialmente, aquilo que ela vê na televisão, devido às suas dificuldades de locomoção. Interessa muito e sempre a maneira como o artista representa a realidade que o cerca. 

Algumas imagens dessa nova fase de Regina Pena já andei flagrando pelas realidades virtuais desse mundão onde as porteiras foram massacradas. Sua arte continua grandiosa e depois farei novo texto com base naquilo que vou ver, com prazer...

O tyrannus faz aqui, hoje, apenas um registro da abertura da exposição. E convoca geral a presença de todos na abertura do evento. Grande Regina!!!

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet