DREAMWORKS ANIMATION

Uma jornada do esboço à tela



sherek

Esboço para criação do personagem Shrek

Com mais de 400 itens, dentre eles desenhos raros e nunca vistos pelo público que refletem os conceitos iniciais dos filmes, modelos e obras de arte originais, entrevistas e displays interativos das animações clássicas preferidas e mais amadas da DreamWorks, o poderoso estúdio de animação dos EUA.

É a mostra "Dreamworks Animation: a exposição - uma jornada do esboço à tela", que foi aberta no começo de fevereiro e permanece até 15 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio).

A exposição é um convite aos visitantes, para embarcar numa fascinante e interessante jornada que se desenrola a partir de esboços originais de ogros ranzinzas e dragões amigáveis, até chegar às fantásticas histórias e mundos incríveis levados às telas de cinema pelos premiados artistas da DreamWorks.

A iniciativa é resultado da parceria inédita entre o estúdio de animação norte-americano DreamWorks Animation e o museu Australian Centre for the Moving Image. Revela todo o processo criativo desde a inspiração e os primeiros rabiscos até o produto final. São 400 itens de acervo – desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais – dos filmes "FormiguinhaZ" (1998), "Shrek" (2001), "Madagascar" (2005), "Kung Fu Panda" (2008), "Como Treinar Seu Dragão" (2010), "Trolls" (2016), entre outras produções do estúdio.

panda

Personagem de Kung Fu Panda, criação de Nico Marlet e Raymond Zibach

A mostra está dividida em quatro seções: Characters traz a evolução dos personagens do conceito original dos desenhos e sketches às personalidades totalmente construídas; Story apresenta o processo de construção de uma história completa; World leva o visitante para sobrevoar a cidade viking de Berk a partir das costas de um dragão em uma projeção 180 graus; e Drawing Room, onde o público pode criar um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation.

A curadoria é da ACMI (Australian Centre for the Moving Image)  em colaboração com DreamWorks Animation Studio.

Dreamworks Animation

A DreamWorks Animation surgiu em 1998. É um estúdio de animação norte-americano localizado em Glendale, Califórnia que já lançou diversos filmes de animação e programas de televisão. 

O estúdio lançou 36 filmes no total, começando por "Antz" (1998) até ao seu filme mais recente "Captain Underpants: The First Epic Movie" (2017), incluindo as franquias Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão, Os Croods e Trolls. 

ccbb

A mostra fica aberta para visitação até o dia 15 de abril

Até novembro de 2014, os seus filmes arrecadaram 12 bilhões de dólares mundialmente,  com uma média de 413 milhões de dólares, superando todos os outros estúdios, exceto a Illumination (716 milhões), a Pixar (607 milhões) e a Disney (421 milhões).

Os filmes" Shrek 2" e "Shrek the Third" estão entre os 50 filmes de animação de maior bilheteria de todos os tempos, sendo "Shrek 2" a sexta maior bilheteria animada. 

Apesar do estúdio ter feito filmes em animação tradicional no começo, bem como em stop-motion em parceria com a Aardman Animations, atualmente todos os seus filmes são em animação computadorizada. O estúdio já recebeu três Oscares da Academia, 41 Emmys e vários Annie Awards, assim como diversas indicações ao Globo de Ouro e BAFTA. (*com assessoria do CCBB e Wikipedia)

croods

Os Croods, criação dos artistas Takao Noguchi (personagem) e Dominique Louis (cor)


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet