TEATRO DA UFMT

Grieg, Santoro e Debussy no programa



luiz sayão

duo

 

Qual a relação entre os compositores Edvard Grieg (1843-1907, Noruega), Cláudio Santoro (1919-1989, Brasil) e Claude Debussy (1862-1918, França)? A pergunta talvez seja desnecessária, mas, se você gosta de música erudita, terá uma chance de descobrir a sua própria resposta na terça (30), no Teatro da UFMT.

A partir das 19h30 apresenta-se o duo Oliver Yatsugafu (violino) e Kátia Balloussier (piano). Eles vão desenvolver um repertório com peças desses três compositores. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo. A apresentação encerra a programação do “Abril pela paz”, uma iniciativa da UFMT. 

Não é a primeira vez que Oliver Yatsugafu, violinista e professor da UFMT, e Kátia Balloussier, pianista da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), dividem o palco em Cuiabá – ou em qualquer outra parte do Brasil. Ambos têm currículos encorpadíssimos e, como de costume, o tyrannus não vai detalhar nesta matéria a formação de cada um dos artistas. Vamos, sim, convocar o público a marcar presença para conferir a técnica e a inspiração dos músicos.

debussy

Claude Debussy (1862-1918), músico e compositor francês, em foto de 1893

Nos últimos sete meses, essa é a terceira apresentação do Duo no Câmpus da UFMT de Cuiabá. E, assim como os anteriores, realizados em setembro, o concerto, que também homenageia a memória de Luiz Yatsugafu, pai do violinista, oferece um repertório diferente dos anteriores, com obras dos compositores citados acima.

Um programa imperdível para quem gosta de violino, de piano e de música de concerto de alta performance. A parceria entre Oliver e Kátia vem de longa data e já aconteceu em diferentes palcos. E qual o segredo para a química do duo? 

A professora Rubia Naspolini Yatsugafu considera a questão complicada, mas dá pistas. “Os dois são profissionais de altíssimo nível, têm carreiras brilhantes e são duas pessoas de corações maravilhosos, ou seja, aliam qualidade, técnica performática e artística com esses corações e companheirismo”, pontua a coordenadora do projeto de extensão “UFMT com a Corda Toda”. 

“Quando os dois se apresentam juntos, chama a atenção essa relação de carinho. Até brinco com o Oliver que, quando a Kátia toca é como se abraçasse as pessoas. O público se sente muito acolhido e acho que isso é a ‘belezura’ do que eles fazem. Essa coisa de estar com essa bondade e esse acolhimento, essa ternura em relação ao outro e também em relação à música e à arte estabelece uma conexão com o público, algo que não é tão comum a gente encontrar”, finaliza Rubia.

A apresentação do Duo Yatsugafu-Ballousier é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do projeto de extensão “UFMT Com a Corda Toda” e do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT. (*com assessoria)

duo

Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989) foi um compositor e maestro brasileiro

Programa

Edvard Grieg
Sonata para violino e piano nº 3 em Dó menor, Op. 45
I. Allegro molto appassionato
II. Allegretto espressivo alla Romanza
III. Allegro animato

Cláudio Santoro
Sonata para violino e piano nº 4 em Dó Maior
I. Allegro
II. Lento
III. Allegro

Claude Debussy
Sonata para violino e piano, L.140
I. Allegro vivo
II. Intermède: fantasque et léger
III. Finale: très animé

felipe zulian

duo

 

 

 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet