LANÇAMENTO

1ª publicação em MT sobre o assunto



capoeira

 

"Capoeira: da senzala à imaterialidade” (Editora CRV), livro da pesquisadora Adinéia Leme, é a primeira publicação sobre o assunto em Mato Grosso. Tem seu lançamento no próximo sábado (4), na Livraria Janina do Shopping Pantanal, a partir das 17h.

A capoeira é uma arte humanística de aproximação de povos e culturas diferentes. O início da história da capoeira no Brasil se funde com a história da resistência dos negros no país. As memórias dos mestres pioneiros na capoeira mato-grossense são o suporte sobre o qual os novos ou as novas integrantes desse universo passarão a valorizar essas vivências e senti-las como suas também. 

A autora lembra frisa que a capoeira integra o fazer cultural afro-brasileiro e, atualmente, é  aceita, ensinada e praticada em diversos espaços educacionais de Mato Grosso. Mas nem sempre foi assim. O histórico da manifestação e sua chegada no Estado são descritos por mestres pioneiros no livro que chega.

Para escrever seu livro, de 206 páginas, Adnéia valeu-se da oralidade, utilizando as narrativas e memórias dos mestres da capoeira mato-grossense, como Eron, Sombra, Lindomar e os professores Biro, Coral e Veto.

A pesquisa da autora ressalta que a arte da capoeira, em Mato Grosso, teve um nascimento  “espontâneo e pautado no prazer da prática”, durante a década de 1960.

“Os mestres são os principais atores dessa história, e, portanto, detentores do conhecimento de sua própria trajetória e do início em Mato Grosso. Pioneiros na arte de ensinar e perpetuar a capoeira. As narrativas revelam o mundo da simbologia da arte afro-brasileira em músicas, movimentos, histórias e tradições, onde o corpo e a alma se fundem em um só”, declarou Adnéia na reportagem do site O Livre. (*com informações de vários sites)

EM TEMPO

Um dos entrevistados na obra "Capoeira: da senzala à imaterialidade” é o capoeirista mestre Eron, pioneiro da arte em MT. Ele necessita de uma cirurgia urgente e estará presente no lançamento do livro. Amigos e familiares de Eron estão fazendo uma "vaquinha" para angariar fundos e realizar a cirurgia. Veja como colaborar no link...

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/auxilio-ao-mestre-eron

eron

Eron, capoeirista mestre e pioneiro em MT, foi um dos entrevistados

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet