RELÍQUIA AUDIOVISUAL

Sobre a Cidade Laboratório de Humboldt



divulgação

humboldt

Nelson Pereira dos Santos (1928-2018) é um dos mais importantes cineastas do Brasil. Seu filme "Vidas Secas", baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos

Um rolo de filme de 16mm, gravado pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos sobre a Cidade Laboratório de Humboldt, foi entregue na quinta (2) para a UFMT. O filme esteve perdido por anos e trata de um dos primeiros projetos de pesquisa da história Instituição, iniciado ainda na década de 1970.

Datado de 1973, a produção do curta-metragem foi uma parceria entre a própria UFMT e a Regina Filmes, conforme a  Cinemateca Brasileira (http://cinemateca.org.br/).

De acordo com o pesquisador da UFMT responsável por encontrar a relíquia, José Amílcar Bertholine de Castro, o filme conta com a narração do professor Pedro Paulo Lomba, idealizador do projeto que buscava conciliar o desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

“A ideia da cidade científica surgiu após as primeiras conferências internacionais sobre o meio-ambiente e tinha a ideia de criar uma solução para o desenvolvimento dos países chamados subdesenvolvidos que não degradasse o meio-ambiente da mesma forma que aconteceu com os países chamados desenvolvidos na época”, explicou o pesquisador.

Para o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, que recebeu o filme, essa é uma forma de resgatar a história da UFMT. “Mostra que a universidade esteve envolvida, desde seu princípio, com projetos de desenvolvimento da região, crescimento econômico e pesquisas sobre a natureza de Mato Grosso”, afirmou.

O filme, entretanto, não está em um bom estado de conservação. Por isso, de acordo com o vice-reitor, o mesmo deverá ser encaminhado para a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), responsável pelo cineclube Coxiponés, para que entrem em contato com outras instituições, para que as mesmas possam avaliar a possibilidade de restaurar as filmagens. (*com assessoria)

luiz sayão

humboldt

O pequisador José A. Bertholine de Castro e o vice-reitor da UFMT, Evandro Soares

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet