AMÓS OZ

Uma extensa produção intelectual



zhang lei

oz

Desde os anos 1960 o israelense Amós Oz (1939-2018) dedicou-se a uma extensa produção intelectual, que inclui romances, ensaios e crítica literária, além de ter atuado como ativista político

Neste mês de maio Amós Oz (1939-2018) estaria completando 80 anos. O intelectual israelense, desde os anos 1960, dedicou-se a uma extensa produção intelectual, que inclui romances, ensaios e crítica literária, além de ter atuado como ativista político. Ele foi um dos fundadores do movimento pacifista Paz Agora.

oz

 

No Brasil, sua obra, publicada pela Companhia das Letras, é celebrada agora em maio. A editora acaba de publicar dois livros do autor, reeditar sete de seus romances e ainda realiza, neste sábado (4), um evento em sua homenagem. 

As duas obras novas do autor são "Do que é feita a maçã" e "Sumchi", ambas com tradução do hebraico de Paulo Geiger.

Em "Do que é feita a maçã", com inteligência, erudição e bom humor característicos, Amós Oz fala de livros e autores, de inspiração e influência, de hábitos de escrita e sentimentos de culpa, de casamento e paternidade. 

Já "Sumchi" é uma adorável novela, que condensa acontecimentos de um dia de verão, em 1947. O autor retrata com enorme sensibilidade a leveza e a intensidade do primeiro amor. Uma edição em capa dura, com ilustrações de Carla Caffé.

Além dessas duas novidades, a editora relança, com novas capas, sete obras de Oz. 

O algo mais na reverência ao israelense, surge de evento que é parceria da Casa do Povo, Instituto Brasil-Israel e Companhia das Letras. Neste sábado (4) acontece o  evento "Homenagem a Amós Oz", que acontece em São Paulo, a partir das 14h.

A programação conta com debates, exibição do filme "De amor e trevas", leituras por Mika Lins e exposição de artes Carla Caffé. (*com assessoria)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet