LANÇAMENTO

Mitologia nacional, sem máscaras



bra

A capa traz ilustração assinada pela artista mineira Sonia Gomes

No dia 24 de maio tem lançamento o livro "Sobre o autoritarismo brasileiro" (Cia. das Letras), de  Lilia Moritz Schwarcz. Valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, a autora examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional.

Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia M. Schwarcz reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial.

Ao investigar esses subterrâneos da história do país — e suas permanências no presente — a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.

A autora

Lilia Katri Moritz Schwarcz é historiadora, professora e antropóloga brasileira. Já escreveu obras como "Raça e diversidade" e "As Barbas do Imperador", vencedor do Prêmio Jabuti de 1999 de livro do Ano na categoria não-ficção. É fundadora da editora Companhia das Letras junto com Luiz Schwarcz. (*com assessoria)

lilia

Lilia Schwarcz é historiadora, professora, antropóloga e escritora, vencedora do Jabuti


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet