HOMENAGEM

Nesta quarta, às nove horas




beth

A historiadora, professora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira, atual presidente da instituição

A Câmara dos Vereadores de Cuiabá realiza sessão especial nesta quarta (15), às 9h, para celebrar o centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Uma justa homenagem à instituição fundada em 1919, que atua no incentivo à pesquisa e preservação histórico-geográfica, assim como no setor sociocultural do Estado.

A sessão vai reunir, além dos vereadores, integrantes do IHGMT, da Academia Mato-grossense de Letras e também a comunidade acadêmica.

A instituição é presidida atualmente pela historiadora, professora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira. Ela enfatiza a contribuição secular que o IHGMT vem apresentando ao Estado, durante toda sua trajetória, através de acervo bibliográfico e documental, assim como, pelas pesquisas e publicações de seus associados.

“Estamos à disposição da sociedade, da rede de ensino, das universidades e daqueles que são apaixonados pelos saberes”, destaca Elizabeth.

Uma das ferramentas de interação do IHGMT com a sociedade é o seu site oficial (www.ihgmt.com.br), que proporciona uma vasta pesquisa online. Estão disponíveis registros, atas, documentos, livros, fotos e vídeos. O endereço eletrônico é uma preciosa fonte para pesquisadores interessados na história de Mato Grosso e de seus personagens. Muitos desses acervos foram doados por famílias de intelectuais falecidos, membros do Instituto e por pessoas anônimas.

A sessão realiza-se a partir de uma propositura assinada pelos vereadores Luiz Claudio e  Toninho de Souza.

Os efetivos do IHGMT

Atualmente, são membros efetivos do IHGMT: Benedito Pedro Dorileo, Benedito Pereira do Nascimento, Elizabeth Madureira de Siqueira, Nilza de Queiroz Freire, Suíse Monteiro León Bordest, Sônia Regina Romancini, Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa, Isis Catarina Martins Brandão, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, Onélia Carmem Rossetto, Nileide Souza Dourado, Vinicius de Carvalho Araújo, Fernando Tadeu de Miranda Borges, Miramy Macedo, Neurozito Figueiredo Barbosa, Eduardo Mahon, Flávio Gatti, Francisco Ildefonso da Silva Campos, Neila Maria de Souza Barreto, Oriana Paes de Barros, Renilson Rosa Ribeiro, Allan Kardec Pinto Acosta Benitiz, Cristiane Thais do Amaral Cerzósimo Gomes, Felipe Rodolfo de Carvalho e Zuleika Alves de Arruda. ( (*com informações de http://www.portalmatogrosso.com.br)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet