FESTIVAL DE CANNES

Filme do Brasil concorre à Palma de Ouro



 

loic venance - AFP

cannes

O cineasta brasileiro Karim Aïnouz venceu o prêmio principal da mostra "Um Certo Olhar", a segunda mais importante do Festival de Cannes

Termina neste sábado (25) o 72º Festival de Cannes, na França. Na lista dos filmes que concorrem à Palma de Ouro, principal prêmio do evento, novamente, está o cineasta pernanbucano Kléber Mendonça Filho, com o seu longa "Bacurau".

Mendonça concorre com cineastas consagrados como Jim Jarmusch (EUA) e Pedro Almodóvar (Espanha). O brasileiro já disputou essa mesma premiação em 2016, com "Aquarius". Enquanto não sai o grande vencedor de Cannes, já teve brasileiro que se deu bem.

"A vida invisível de Eurídice Gusmão", longa do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, venceu o  prêmio principal da mostra Um Certo Olhar, a segunda mais importante do Festival de Cannes. Pela primeira vez uma produção do Brasil conquistou a principal competição paralela do certame.

Este é o terceiro longa de Aïnouz, e também a terceira vez que ele participa do Festival de Cannes. "Madame Satã" (2002), seu filme de estreia, disputou nessa mesma mostra paralela. Já em 2011, levou o seu "O Abismo Prateado" à mostra da Quinzena de Produtores.

O filme de Aïnouz tece uma critica ao Brasil conservador e machista, através da história de duas irmãs cariocas cujos sonhos são enterrados pelo peso do patriarcado. É baseado no livro homônimo da brasileira Martha Batalha (Companhia das Letras, 2016).

Ao receber o prêmio, Aïnouz o dedicou às atrizes protagonistas do filme, Carol Duarte e Julia Stockler, e a todas as mulheres do mundo. "Vivemos um momento em que há muita intolerância no Brasil", destacou o diretor em seu discurso. O longa conta com a participação especial de Fernanda Montenegro.

"Um Certo Olhar"  é uma competição paralela à oficial de Cannes. Exibe obras com linguagem experimental e de diretores pouco conhecidos ou novatos. Dezoito filmes concorriam ao prêmio da mostra neste ano. (*com informações de vários sites)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet