CINECLUBE COXIPONÉS

"O dragão da maldade..."



dragão

Odete Lara e Jofre Soares são personagens de uma história narrada de forma alegórica que mistura cordel e ópera

Sessão Belo Belo de Cinema. Programaço para a terça (28). Matinê, às 14h. Tem exibição "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (Glauber Rocha, Brasil, 1969, 100’), com classificação para maiores de 14 anos. Entrada franca.

Curadoria é dos alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT e a mediação que acontece logo após o filme também é deles. Na sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, no Centro Cultural da UF.

O que dizer sobre o baiano Glauber de Andrade Rocha (1939-1981), cineasta, ator e escritor brasileiro, nascido na Bahia? Não sei... Sei sim, porém, hoje vou  apenas idolatrá-lo. 

Sobre "O dragão da maldade contra o santo guerreiro", que rendeu a Glauber o prêmio de melhor diretor em Cannes, há exatos 50 anos, vou de wikepédia.

"O título faz referência à lenda da luta de São Jorge contra um dragão que assolava um vilarejo que visitou. O filme é conhecido internacionalmente como Antonio das Mortes, nome do protagonista."

"Apesar da história simples, o diretor a conta de uma forma alegórica, misturando cordel e ópera, priorizando a música e os ritos folclóricos próprios da população nordestina. Glauber envolve a narrativa dentro do olhar metalinguístico comum ao cinema novo. Por muitos é considerado a obra prima do Mestre Glauber, que mistura o ritual antropofágico Nordestino, sua seita e seu folclore ao encontro apoteótico com uma forma diferente de se fazer cinema, seguindo os parâmetros do cinema novo." (mais wikipédia)

Estão no elenco alguns dos principais atores brasileiros daqueles tempos, como Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana e Jofre Soares, entre outros.

Acho muito oportuno, quase sempre, ver e rever Glauber, artista e intelectual brasileiro dos maiores. Abaixo dois links onde Martin Scorsese discorre sobre seus conceitos em torno da sétima arte, onde Glauber, suas proezas e seu "dragão da maldade" são mencionados várias vezes. (*com Wikipédia e assessoria)

https://www.youtube.com/watch?v=-2w233bAwgY

https://www.youtube.com/watch?v=Nmt1vhUgaw4

dragão

Maurício do Valle (à esquerda) é protagonista do filme considerado por muitos como a obra prima do Mestre Glauber

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet