JORNADA UNIVERSITÁRIA

Terra, justiça social e temas relacionados



jura

Iniciada em 2014 com a participação de 40 instituições federais de ensino, a JURA chega a 2019 com 60 Universidades e Institutos Federais

A partir desta segunda-feira (27), até quarta (29),  a UFMT (Cuiabá) sedia a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). Esta é a segunda edição  do evento na universidade e o objetivo é discutir os impactos do agronegócio, as alternativas sustentáveis, a distribuição mais justa das terras e o respeito ao meio ambiente e a quem vive no campo ouvindo especialistas, ativistas, agricultores e comunidades tradicionais. 

Iniciada em 2014 com a participação de 40 instituições federais de ensino, a JURA chega a 2019 com 60 Universidades e Institutos Federais. 

enxada

 

Desde o ano passado, a UFMT faz parte da rede de eventos e, neste ano, traz dezenas de atividades culturais, vivências, oficinas, cursos, mesas de discussão, rodas de conversa e feira de produtos artesanais e agroecológicos. 

As atividades da Jornada, tiveram início antes de sua abertura oficial. Eventos em Jaciara, Juscimeira e em Cuiabá se sucederam.

Na abertura oficial do evento, nesta segunda (27), às 19h no auditório do Centro Cultural da UFMT, acontece a palestra de Gilmar Mauro, um dos principais líderes do MST.

Mesas da programação

“Movimentos quilombolas: história, identidade e luta” (dia 27 às 10h, no  Auditório do IGHD)

“Impactos das hidrelétricas nas bacias do Teles Pires e Juruena – A visão dos atingidos” (dia 27 às 14h, no Centro Cultural da UFMT)

“O jornalismo de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no estado” (dia 27 às 16h, no Auditório da Faculdade de Agronomia e Zootecnia)

“Formas de organização da universidade frente às demandas dos movimentos sociais” (dia 28 às 10h, no Centro Cultural da UFMT)

“A educação do campo frente aos ataques ultraliberais” (dia 29 às 8h, no Centro Cultural da UFMT)

“Trabalho, patriarcado e natureza: olhares e percepções de mulheres camponesas” (dia 29 às 10h, no Auditório do PPGE).


Outras atividades


Entre as oficinas, seminários e cursos previstos estão: Oficina de Bacia de Evapotranspiração” (dia 28 a partir das 8:30 no Auditório do IGHD); “Seminário: Trabalho escravo contemporâneo no campo e reforma trabalhista” (dia 28 das 14h às 16h, no Centro Cultural da UFMT); e “Oficina: Teatro do Oprimido” (dia 28 das 14h às 16h no Auditório do Instituto de Educação).

Haverá ainda exposições, lançamentos de livros, rodas de conversa, místicas e Feiras com diversos produtos, entre outras atividades. A participação vai fornecer certificado, mediante inscrição. (*com assessoria) 


SERVIÇO:

O QUE: Jornada Universitária  em defesa da Reforma Agrária
ONDE: UFMT
QUANDO: 27 a 29/05 em diferentes horários
INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO: https://juramatogrosso.wixsite.com/jura2019/programacao 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet