CICLO HITCHCOCK

Três filmes do Mestre do Suspense, em junho



hitch

Grace Kelly e James Stewart em "Janela indiscreta" (3ª)

Alfred Hitchcock (1899-1980) nasceu em Londres e faleceu nos Estados Unidos. Onde? Em Los Angeles, claro. Para esta primeira leva do Ciclo Hitchcock, que acontece em junho, no Cine Teatro Cuiabá, três filmes estão programados: "Janela indiscreta" (4), "Ladrão de casaca" (11) e "Um corpo que cai" (18). Mas o ciclo terá sequência em julho. E vamos noticiar por aqui.

Somente nestes três primeiros filmes do ciclo são 23 indicações e 8 prêmios em eventos cinematográficos de destaque, entre eles, o Oscar, o Bafta e o Festival de Veneza. 

As sessões vão acontecer sempre às terças, às 19h30, com ingressos a dois e quatro reais. A curadoria do ciclo é do trio Diego Baraldi, Ana Maria de Souza e Aline Wendpap. 

"Janela indiscreta" (1954) ganha sessão nesta terça (4). O filme tem seu elenco encabeçado por uma brilhante dupla, James Stewart e Grace Kelly. É apontado por cinéfilos, críticos e estudiosos como um dos melhores de Hitchcock, e um dos maiores filmes já feitos.

Na história, um fotógrafo profissional está de molho no seu apartamento após quebrar a perna.Sua janela dos fundos dá para um pátio e vários outros apartamentos. Durante uma enorme onda de calor ele assiste seus vizinhos, que mantêm suas janelas abertas para se refrescarem. E eis que ele presencia ou parece ter presenciado um crime. 

hitch

"Ladrão de casaca" conta com Cary Grant e Grace Kelly

"Ladrão de casaca" (1955) está programado para a próxima semana, dia 11. Temos novamente no elenco a encantadora Grace Kelly, mas, desta feita, contracenando com outro incensado ator daqueles tempos: Cary Grant.

Grant interpreta um assaltante aposentado que precisa resgatar sua decadente reputação. Para tanto, vai se envolver com uma nova gatuna (Kelly), que está atacando os turistas ricos da Riviera Francesa. 

O último filme do ciclo a ser exibido em junho (18) é "Um corpo que cai" (1958). Hitchcock dirige um elenco que traz como destaques James Stewart e Kim Novak. 

Stewart faz um ex-policial que aposentou-se devido a um incidente profissional, que o levou a sofrer de acrofobia (medo extremo de alturas) e vertigem (uma falsa sensação de movimento de rotação). Ele é contratado por um conhecido para seguir a sua esposa (do conhecido), que vem se comportando de forma estranha.

hitch

James Stewart e Kim Novak estão em "Um corpo que cai"

Alfred Hitchcock

O Mestre do Suspense é inglês, natural dos arredores de Londres, onde começou sua trajetória no cinema como designer de intertítulos. Pra quem não sabe. é aquela sequência de texto filmado que visa complementar as informações que se passam durante a exibição do filme mudo.  

Em 1939, depois de já ter uma carreira bem engatada como diretor e produtor, a convite do produtor estadunidense David O. Selznick, mudou-se para Hollywood.

hitch

O cineasta teve breve participação em "Janela indiscreta"

Hitchcock é considerado um dos cineastas mais influentes da história do cinema. Dirigiu 53 longas-metragens ao longo de seis décadas de carreira. 

Os filmes do cineasta já foram exibidos sei lá quantas vezes na televisão, mas sua narrativa única e inigualável ainda é conquistadora. Uma curiosidade em torno desse diretor é que ele não está entre aqueles que preferem jamais se posicionar à frente das câmeras. Em muitos filmes ele aparece, mas sempre, em pequenos papéis, como figurante. Flagrar essa participação é uma espécie de fetiche pra quem aprecia o bom cinema, que também é feito de detalhes. (*com informações de vários sites)

hitc

Hitchcock dando o ar da graça em "Um corpo que cai"

   

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet