CINECLUBE COXIPONÉS

Obra prima de Orson Welles



kane

Orson Welles na pele do personagem central do filme, no qual, também assina direção, roteiro e produção

Nesta terça (11) te mais uma Sessão Belo Belo de Cinema. Às 14h, no Cineclube Coxiponés (UFMT), tem exibição gratuita "Cidadão Kane" (1941), filme apontado como obra prima de Orson Welles (1915-1985). 

O filme apresenta a história de um magnata da imprensa, Charles Foster Kane, em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra pronunciada por Kane antes de falecer - Rosebud - e tenta descobrir o significado do termo entrevistando pessoas que conviveram com Kane. 

A classificação indicativa é para maiores de 14 anos. O filme venceu certames cinematográficos como o NYFCC (melhor filme) e o Oscar (melhor roteiro original).

Já vou avisando que "Cidadão Kane" não é algo tão palatável ao cidadão comum, acostumado a chafurdar-se no chamado entretenimento cinematográfico. É outro papo. E não vou me estender sobre Orson Welles, um artista completo em matéria de sétima arte, que jogava em todas as posições: ator, diretor, roteirista e produtor.

As proezas de mister Welles são conhecidas e reconhecidas. Ele, em 2002, foi eleito o maior diretor de cinema de todos os tempos em duas votações feitas pelo British Film Institute,  entre os diretores e críticos.

A Sessão Belo Belo tem curadoria e mediação de Antonio Cuybano, Diego Roberto, Olavo Fernandes e Pablo Paz. Acontece na Sala Névio Lotufo do Coxiponés e resulta de parceria entre o cineclube e o  Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. (*com assessoria)

kane

"Cidadão Kane" é considerado uma das obras-primas da história do cinema, sendo particularmente elogiado por sua inovação na música, fotografia e estrutura narrativa

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet