6ª E SÁBADO

Ingressos gratuitos e limitados



fred gustavos

coio

Caio Ribeiro e Douglas Peron durante os ensaios de "Coió", que chega ao público neste fim de semana

Os coletivos ‘Coma a Fronteira’ e ‘Espectrolab’, em parceria com o ‘Centro Audiovisual Luiz Marchetti – CALM’, apresentam a estreia do espetáculo ‘Coió’ neste final de semana (26 e 27 de julho), às 20h30, no CALM. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados no bar Metade Cheio. Este é o único projeto mato-grossense contemplado pelo Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia.

“Construir Coió me reconstruiu”, revela Caio Ribeiro, que divide a direção com Douglas Peron e Luiz Marchetti. Douglas e Caio também protagonizam a encenação, na qual interagem com os relatos pessoais (gravados em vídeo e projetados em telão) das próprias mães, Rose e Avelina, que foram vítimas de violências relacionadas ao âmbito doméstico.

“O processo nos revelou, a mim e minha mãe, inúmeras imagens e turbilhões de memórias afetivas, materiais e energéticas que trouxeram uma calma até então inquieta”, descreve Douglas. Sensação semelhante, assim como as próprias histórias de vida que se entrelaçam, é transmitida pelas palavras de Caio: “Foi essencial pra reorganização das minhas memórias e a tensão que elas carregavam. [...] Coió me tornou mais próximo de mim”, reflete. 

Concebido sob uma perspectiva poética-documental, a obra reflete sobre como os desdobramentos destas vivências familiares incidem na constituição das personalidades de Douglas e Caio, assim como na maneira de ambos lidarem com questões internas e externas.

‘Coió’, vocábulo do Pajubá, dialeto da linguagem popular LGBTI+, significa bater, xingar, dar uma surra... “Levar um coió”, portanto, se refere a ser agredido. As possibilidades de leitura contidas nesta pequena palavra, quase uma onomatopeia, permeiam toda a narrativa, que, por sua vez, tem como eixo central as histórias vivenciadas pelas mães e rememoradas pelos filhos que as presenciaram.

CONCEPÇÃO

A apresentação é composta por elementos audiovisuais (relatos em vídeo); cênicos (presença dos atores, iluminação...); e de cinema expandido (inserções em vídeo de detalhes da apresentação enquanto ela acontece).

O cinema expandido e a iluminação, sob regência de Marchetti e Priscila Freitas, respectivamente, potencializam a experiência do público ao evidenciar, através de imagens replicadas no telão e de focos de luz, minuciosos detalhes cênicos (gestos, movimentos, expressões, formas animadas...).

Além disso, simultaneamente, acontece uma espécie de montagem e edição ao vivo, orquestrada por Marcelo Almeida, que seleciona trechos (relatos documentais das mães ou detalhes cênicos via cinema expandido) que serão exibidos no telão em sintonia com a progressão narrativa do espetáculo. 

ESTREIA DO CINEMA DE MT

E durante os dois dias de apresentação também será exibido a estreia do filme ‘Drag Nostra’, de Paulo Victor Vidotti. As sessões, ambas às 20h30, antecedem ‘Coió’. O curta, estrelado pela mais famosa diva pop mato-grossense, Sara Mitch, acompanha a trajetória de um grupo de drags mafiosas que planejam assaltar um banco. (*da assessoria)

coio

Imagem criada para o espetáculo, com fotografia e design gráfico de Fred Gustavos

SERVIÇO:

Atrações: 20h30 - DragNostra / 21h - Coió
Datas: 26 e 27 de julho
Horário: 20h30 às 22h 
Local: CALM (R. Zulmira Canavarros, 285 - Centro Norte)
Entrada: Gratuita (Retirar no Metade Cheio a partir de 23.07)
Classificação Indicativa: 14 anos
Páginas online: www.spectrolab.art.br    

FICHA TÉCNICA DE COIÓ:

Concepção: Caio Ribeiro, Douglas Peron e Luiz Marchetti
Direção Geral e audiovisual: Luiz Marchetti
Dramaturgia: Caio Ribeiro
Formas Animadas e Cenografia: Douglas Peron
Iluminação: Priscila Freitas
Edição de vídeo e ao vivo: Marcelo Sant'ana
Assistente de vídeo: Jéssica Ribeiro
Captação de Imagem: Jorge Queiroz
Desenho de som: João Pedro Regis
Fotografia e design gráfico: Fred Gustavos
Assessoria de imprensa: Túlio Paniago
Produção: Douglas Peron, Caio Ribeiro e Millena Machado

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet