CINE TEATRO

Às 19h30, sábado e domingo



fred gustavos

mae

 

O grupo mato-grossense Solta Cia de Teatro apresenta no sábado e domingo (10 e 11/08), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, o espetáculo performativo "Mãe Preta – Raízes".

A pesquisa da montagem desse espetáculo, que está em processo, surge da necessidade da companhia de mergulhar no universo da ancestralidade da mulher negra, buscando reflexão sobre vozes que historicamente são silenciadas. 

Tendo como ponto de partida o trabalho de Eleonora Fabião, que pesquisa a performatividade a partir da experiência, e Joaze Bernardino-Costa & Ramón Grosfoguel, que juntos pesquisaram a decolonialidade sob a perspectiva negra, a Solta Cia de Teatro investiga, através de relatos autobiográficos e da literatura documental, opressões e resistências negras. 

Vale destacar que, por meio da oficina “Opressão:performance como prática decolonial", que está sendo ministrada pela companhia até esta sexta (9), também no Cine Teatro Cuiabá, a Solta Cia de Teatro expande a investigação sobre o tema para outras experiências e saberes, o que possibilita levar para o espetáculo a multiplicidade de olhares sobre a nossa ancestralidade negra.

Mãe Preta - trabalho em processo

Movida pela necessidade de trabalhar resistências e afetos, a Solta Cia de Teatro mergulha na pesquisa da ancestralidade do povo negro colocado à margem da história do nosso país e caminha para a criação do processo denominado “Mãe Preta”, com o intuito de evidenciar a história das bravas mulheres negras que há muito tempo cuidam dos filhos, mas que ainda são invisibilizadas. 

A Solta, acreditando na potência da multiplicidade da miscigenação brasileira e na relevância artística e histórica de uma poética acerca das raízes negras do povo brasileiro, desenvolve o trabalho com os participantes da oficina Opressão: performance como prática decolonial. O projeto “Mãe Preta” é composto por várias etapas, abrimos para o diálogo com o público a primeira parte da pesquisa, “Raízes”. O projeto prevê ainda a realização dos processos “Tronco”, “Folhas e Flores” e “Frutos”.

fred gustavos

mae

 

 

SERVIÇO

O QUE: "Mãe Preta – Raízes", com a Solta Cia de Teatro
QUANDO: dia 10 e 11/08, às 19h30
ONDE: Cine Teatro Cuiabá – Sala Anderson Flores
QUANTO: R$ 20,00  e R$ 10,00 (meia entrada), disponíveis na bilheteira do Cine Teatro 
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INFORMAÇÕES: 65 99984 1026 (Manoel Vieira)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet