LANÇAMENTO

Livro de afetados e afetivos



marilia

Marília Beatriz vai abrir todas as janelas que conduzem à sua produção poética mais recente

Marília Beatriz de Figueiredo Leite tá de livro novo. Sua produção poética mais recente chega ao público no sábado (14), através de "Agudas ou Crônicas?" (Carlini & Caniato), na Feira Gaia, a partir das 19h.

A Feira Gaia será realizada no espaço Água Mãe, na avenida São Sebastião, 2309-B. Uma programação extensa que começa pela manhã e prossegue até o período noturno acontece na Feira, sendo um dos destaques, a chegada da nova obra de Marília Beatriz.  Leia mais sobre a Feira Gaia ao final deste texto.

Retornando à Marília e seu novo rebento literário, palavras quaisquer jamais se prestarão a definir do que se trata, com exatidão. Isso serve para a obra que chega e também, principalmente, para a própria autora, que não é daquelas que entrega nada de graça para os leitores. 

marilia

 

O convite que circula pelas mídias em torno da novidade refere-se a um livro de afetados e afetivos: atravessadores e atravessantes que seguem pelos versos num grande baile de carnaval-festa, narrado por Marília. O que cabe neste trajeto que começa questionando a nostalgia  e termina num silêncio agudo ou crônico, é tarefa que caberá a cada leitor.

De acordo com seus editores, a obra, ao contrário do que se pode imaginar, por conta do seu  título indagativo – Agudas ou Crônicas? – não propõe uma dúvida. Quer mais é provocar o leitor, ofertando-lhe possibilidades de escolha na ordenação da leitura, pela estrutura bipartida entre situações vivenciadas, além de um desfile alegórico de seres-personagens – protagonistas, coadjuvantes, irrelevantes (e até acessórios) – num palco imaginado. Ao registrar as impressões que marcaram sua alma e seu corpo poético, a autora ressignifica-as, deixando ao leitor a árdua tarefa de decifrar uma espécie de enigmática Esfinge.

"Escrevi uma frase sobre Marília para um jornal: marília, marília, Marília. Cada encontro é uma explosão, uma expansão, um expulso para dentro de tudo aquilo que engolimos. Não andamos à beira do abismo, caímos em queda livro", escreve sobre  Marília o autor Caio Augusto Ribeiro.

Marília caminha pelo tempo e o espaço e questiona sonhos - muda a realidade do passado com os ensinamentos do verso presente. E é isso que o livro é: um presente que marca para sempre um passado fértil e saboroso, enquanto também, um futuro de sonhos e banquetes. 

A autora

Marília Beatriz não é somente escritora, apesar de trazer a literatura no sangue, como filha de Gervásio Leite (1916-1990), literato de Mato Grosso, um dos responsáveis pela introdução do modernismo nestas plagas. Marília tem vocação e liberdade para atuar, e sabe como fazê-lo, noutras artes. 

Em sua trajetória cabe o registro de ser professora fundadora da UFMT, adjunta nível IV, e mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Ocupa a cadeira nº 2 da Academia Mato-grossense de Letras. Publicou "O mágico e o olho que vê" (Edufmt, 1982); "De(Sign)Ação: arquigrafia do prazer" (Annablume, 1993) e "Viver de véspera" (Carlini & Caniato, 2018).

Feira Gaia

"Gaia - Feira Itinerante de Economia Criativa” ganha sua primeira edição neste sábado (14), a partir das 10h, estendendo-se até as 22h. Será realizada num espaço tipicamente cuiabano, que sugere atividades saudáveis para o espírito e o corpo, além de  apresentar a arte, cultura, design, moda, literatura, sustentabilidade, gastronomia e serviços.

A idealização do evento surgiu através da união da artista visual, Adriana Milano e da especialista em conexão de negócios Bruna Ângelo.

Vai acontecer no espaço "Água Mãe - Cozinha Familiar", situado a Avenida São Sebastião, 2.309, Goiabeiras. Cerca de 25 expositores estarão reunidos nesta primeira edição. (*com informações de vários sites)

carol marimon

adriana

Adriana Milano, artista visual e uma das articuladoras da Feira Gaia

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet