CINE TEATRO

Dentro do ciclo Filmes de Estrada



viajo

Filme tem classificação para maiores de 14 anos. Foi montado a partir de sobras de filmagens anteriores dos cineastas

O Cine Teatro Cuiabá exibe, na terça (24), o filme "Viajo porque preciso, volto porque te amo" (2009). A sessão é às 19h e os ingressos custam dois e quatro reais. A classificação indicativa é para 14 anos e o filme integra o ciclo "Filmes de Estrada". 

Vencedor de prêmios em festivais no Brasil e em outros países, o filme colecionou indicações nos diversos eventos onde foi exibido. A direção é da dupla Marcelo Gomes (PE) e Karim Ainouz (CE), cineastas que, atualmente, já têm uma carreira consolidada com suas respeitáveis cinematografias. Representam a melhor qualidade do cinema produzido no Nordeste brasileiro.

Está no elenco, com sua voz, apenas, o ótimo ator Irandhir Santos, também nascido em Pernambuco.

"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" narra a experiência do geólogo José Renato, que segue para uma missão onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Ele tem que  avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

marcelo karim

Karim Ainouz (CE) e Marcelo Gomes (PE): a boa qualidade do cinema brasileiro, produzido no Nordeste

Curiosa é a montagem desse filme de estrada, na qual, são utilizadas sobras de filmagens anteriores, num relato poético no qual o protagonista nunca se faz presente na tela, apenas narra os eventos em off. As cenas são registradas na Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

Os diretores, antes de realizar este filme, estavam fazendo um documentário on the road, visitando espaços e gentes. No entanto, o projeto transformou-se num enredo de ficção. Se a voz do personagem José Renato (Irandhir Santos) é um item ficcional, as imagens, pelo contrário, não são itens ficcionais.

O que também chama a atenção em "Viajo porque preciso, volto porque te amo" é a trilha sonora com incrível apelo popular, que reúne, entre outras, canções como "Morango do Nordeste" (Walter de Afogados e Fernando Alves), "Dois" (Michael Sullivan e Paulo Ricardo), "Sonhos" (Peninha) e "Forró na Gafieira" (Rosil Cavalcanti) e "O último desejo" (Noel Rosa). (*com informações de vários sites)

viajo

Flagrantes do cotidiano do Nordeste estão presentes o tempo inteiro

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet