Terça, 13 de fevereiro de 2018, 12h00
PRÊMIO LITERÁRIO
Inscrições vão até 31 de março

Redação*

babel

Um dos mais generosos prêmios das letras no mundo. Nesta edição, a língua homenageada é o português

Foi anunciada a terceira edição do ”International Babel Book Award”, realizada pela Fundação Weltsprachen de origem suíça. Neste ano, a língua homenageada é o português e irá distinguir obras de ficção inéditas (exclusivamente romances) nesta língua. O prazo de inscrição vai até 31 de março.

Nas duas edições anteriores, foram premiados os escritores Ilse Aichinger (austríaca) e Hasan Azizul Huq (indiano). Em 2018, o valor pecuniário do Prêmio é de 200 mil euros, fazendo do International Babel Book Award um dos maiores prêmios do gênero no mundo.

Segundo o regulamento, "as obras concorrentes devem ser inscritas sob pseudônimo, de modo a garantir a idoneidade da seleção. A comissão julgadora inicial reserva-se o direito de desclassificar obras inscritas sob o nome real (nome natural) do escritor ou nome que permita identificá-lo previamente. A obra deve ter um mínimo de 200 000 caracteres, com espaços, e ser apresentada com um tipo de letra e entrelinha que facilite a leitura da comissão julgadora inicial e do júri final."

Até o final da semana passada já havia mais de 300 inscritos no Prêmio, contudo o número de participantes no Brasil e Angola era irrisório; a maior parte está concentrada na Europa. Tendo isso em vista, o Prêmio resolveu estender o prazo para garantir maior idoneidade e diversidade entre os concorrentes, com engajamento por parte dos artistas de todo o mundo lusófono.

Para conhecer o regulamento completo, acesse o site oficial: http://babelbookaward.com/ . (*com o site Cultura e Mercado)

ATENÇÃO: na quinta-feira (15) o tyrannus vai publicar o milésimo poema, sem repetição de versos ou poetas. 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/