Segunda, 11 de junho de 2018, 18h30
EXPOSIÇÃO
"A Fé de Francisca", no Arsenal

Tyrannus*

xica

 

"A Fé de Francisca" é a exposição em cartaz na Galeria de Artes do Sesc Artsenal que reúne as imagens de Francisca Correa da Costa, realizadas pelo fotógrafo Henrique Santian. Permanece aberta para visitação até o dia 27 de junho.

Aberta no sábado (9), a mostra explora do tema da fé associado ao da cultura popular, para retratar o cotidiano dessa mulher centenária, quilombola, natural de Chapada dos Guimarães, provavelmente a mais carismática figura da cidade vizinha de Cuiabá.

O fotógrafo Henrique Santian, que teve longo período com Francisca, construiu com naturalidade um rico acervo de cenas espontâneas da rotina dessa mulher longeva. Com uma linguagem artística dentro de um trabalho documental, o fotógrafo nos permite interpretar visualmente um pouco do dia a dia dessa benzedeira, destacando a sua vida simples, a pluralidade de religiões e a cura pela fé.

Francisca, que também já trouxe muita gente ao mundo, pois atuou muitos anos como parteira, descobriu ainda muito jovem o seu dom de benzedeira. 

xica

 

Santian é amigo e fã de Francisca e frisa que sua exposição é também uma forma de homenagear a carismática cidadão chapadense. Um pouco de sua simplicidade no jeito de encarar a vida pode ser checado no que disse, em abril deste ano, para a jornalista Danúbia Machado, no site O Livre:

“Hoje em dia nois tem que ajunta com os médico. Tem muita doença que eles não descobre na farmácia, nem com todo o estudo. Eu falo dgente, quem é criado do mato e conhece, cuida em casa. Se não melhorar com isso, daí vai no médico. Que eles tão precisando duma mão daqueles que as veis nem são estudado. Como ieu que não tenho estudo de nada, nem de escola. Mas meu estudo é diferente. É das pranta e das raiz”, explicou a homenageada.

"A Fé de Francisca" pode ser conferida no Sesc Arsenal, de terça-feira a sábado, das 14 às 21h. Aos domingos e feriados, das 15 às 21h. A entrada é franca.

xica

 

O fotógrafo

Henrique Santian é fotógrafo documentarista e artista visual multimídia. Nasceu em 1989 na cidade de Sorriso (MT). Desde os 15 anos tem se revelado na fotografia, tendo conquistado boa parte de seu repertório de forma autodidata. Seu portfólio é diverso, com forte pegada autoral. Trabalha a fotografia e o vídeo construindo um grande acervo, onde explora a fotografia documental e artística com espontaneidade em seu trabalho. (*com informações de vários sites)

xica

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/