Terça, 12 de junho de 2018, 22h41
ORQUESTRA CUIABANA
Aquela mesma que manda bem no Choro

Redação*

gonzaga

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi compositora, pianista e maestrina brasileira. Está presente no repertório desta quarta

Nesta quarta-feira (13), às 20 horas, a Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta no palco do Teatro Universitário com o espetáculo "Velhos Chorões”. No programa, obras de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e outros "clássicos" da música brasileira. A entrada é franca, sujeita a lotação do teatro.

A Orquestra Cuiabana de Choro, grupo formado por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá, foi criada em 2014 pelo Prof. Ms. Eduardo Fiorussi. Desde 2016, compõe o programa deextensão UFMT com a Corda Toda, sob a coordenação do Prof. Dr. Oliver Yatsugafu e a coordenação pedagógica da Profa. Dra. Rubia Naspolini Yatsugafu. 

As atividades do grupo centram-se na prática musical e na intensa pesquisa de repertório de diferentes ritmos como de samba, choro, maxixe, baião, valsa,polca, schottisch e frevo, abrangendo obras do fim do século XIX, clássicos do século XX e composições de artistas brasileiros, dentre os quais se destacam Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carolina Cardozo de Menezes, Paulinhoda Viola, Maurício Carrilho, Luciana Rabello e integrantes da Orquestra Cuiabana de Choro.

Com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência Universitária (PROCEV) e da Coordenação de Extensão (CODEX), a orquestra realiza apresentações e rodas de choro nocampus da Universidade em Cuiabá, teatros, bares e também em locais públicos da cidade, como praças, feiras e espaços culturais. 

No ano de 2016, por meio do Projeto “Circula MT”, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, o grupo se apresentou em Sinop, Rondonópolis e Primavera do Leste. Já com o Projeto de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Cuiabá, a orquestrarealizou diversas intervenções na capital, alcançando um grande público. Esses projetos possibilitaram a gravação do 1º CD do grupo, intitulado “Chorando em Cuiabá”, trabalho autoral que foi lançado em 2017 no Teatro da UFMT e contou com a parceria da PROCEV e CODEX. (*com assessoria)

choro

A orquestra é formada por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá

Músicos Participantes:

Andrew Moraes - Flauta, Clarinete e Saxofone
Augusto César - Saxofones
Maycon Alencar - Trombone
Levy de Barros - Trompete
Claudiney Neves - Violão 7 Cordas
Odenil Fernandes - Percussão
Marcelo Neves - Percussão
Direção Musical - Andrew Moraes 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/