Segunda, 15 de fevereiro de 2021, 16h47
SESSÃO VITRINE
A trajetória de oito travestis pioneiras

lorenzo*

divinas  miolo

 

Com classificação indicativa para 14 anos, nesta terça entra em cartaz (online), através da Sessão Vitrine, o documentário brasileiro "Divinas Divas", produção de 2016, dirigida por Leandra Leal.

O documentário mostra a trajetória de oito artistas lendárias, travestis pioneiras que, a partir dos anos 1960, revolucionaram o comportamento sexual e desafiaram a moral de uma época, um tempo bastante careta e reacionário, é preciso dizer.

A narrativa acompanha o reencontro de Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios; uma galera que viveu e aqueceu uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. Essas artistas s reencontram para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias dessa ousada geração que entrou para a história.

Bem cotado pela crítica, a produção recebeu pelo menos três premiações de júri popular, como melhor filme. Duas no Brasil: no Festival do Rio e no Fest Aruanda, na Paraíba; e a outra no South by Southwest (Texas-EUA).

Onde assistir

O acesso ao filme é gratuito, mediante link com senha compartilhada a partir das 19h30 desta terça (16) no https://www.facebook.com/cineteatrocuiaba . Permanece em cartaz até a quinta-feira (18), no mesmo horário.

Sessão Vitrine

A Temporada de Filmes Sessão Vitrine é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT) e conta com apoio do Cineclube Coxiponés (PROCEV/UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parceria de mais de quatro anos com a Vitrine Filmes, importante distribuidora de filmes brasileiros e estrangeiros com apelo autoral e independente. (*com informações de vários sites)

SERVIÇO

O QUE: exibição do documentário "Divinas Divas"
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
ONDE: https://www.facebook.com/cineteatrocuiaba 
QUANDO: de terça (16), às 19h30, até quinta (18), no mesmo horário


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/