Quarta, 11 de outubro de 2017, 19h00
NO PARANÁ
Escarafunchando letras em língua inglesa

BPP/Tyrannus

galindo

Como tradutor, Galindo verteu também para o português obras de Thomas Pynchon, Saul Bellow, Ali Smit e Paul Auster, entre outros

A Biblioteca Pública do Paraná promove, entre 23 e 25 de outubro, o curso “James Joyce e David Foster Wallace: um diálogo”, com o professor e tradutor Caetano Galindo. A atividade faz parte da programação da primeira Festa Literária da Biblioteca (Flibi). Os encontros acontecem no terceiro andar da BPP, das 9h às 12h. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio do formulário disponibilizado no site da Biblioteca. Serão selecionadas 30 pessoas, por ordem de inscrição.

Responsável por traduções de Ulysses, de James Joyce, e Graça infinita, de David Foster Wallace, Galindo vai explorar, ao longo do curso, aspectos que aproximam e distinguem os romances. “Os alunos verão uma apresentação das duas obras, analisarão trechos selecionados de cada uma e discutirão suas similaridades e diferenças, levando em consideração os contextos muito diferentes a que cada livro pertence/pertencia”, diz o tradutor.

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Caetano Galindo é professor de Linguística Histórica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como tradutor, verteu para o português obras de Thomas Pynchon, Saul Bellow, Ali Smit e Paul Auster, entre outros. Também  é autor do livro de contos Ensaio sobre o entendimento humano, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2013, e do recente Sim, eu digo sim — Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce. 

A Flibi

A Flibi será realizada de 23 a 28 de outubro e conta uma programação variada, com a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

A BPP

A Biblioteca Pública do Paraná é fonte primeva do Tyrannus. Não são poucas as vezes em que reproduzimos textos do jornal Cândido (da BPP) por aqui. E vão continuar pipocando. Muita coisa boa tem ali.

O email divulgando o curso de Galindo caiu em nossa caixa na terça e, claro, as inscrições para participar do curso com Caetano Galindo já devem ter se esgotado. Nem por isso deixamos de divulgar um potente acontecimento literário que está chegando.

Traduzir Joyce e Wallace não é pra qualquer um...

galindo

 


Fonte: Tyrannus Melancholicus
Visite o website: http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/