ENCONTROS

Clube Arsenal de Leitura



elvira

Elvira Vigna partiu para o andar de cima neste ano. É apontada como uma das vozes mais originais da literatura brasileira

Você pode até não saber, mas existe. Existe um lance que se chama "Clube Arsenal de Leitura". Se ainda está duvidando, vá ao Sesc Arsenal na próxima terça (14), para participar do 1º Encontro desse clube. Vai ser bem recebido. E não vai ficar boiando se já leu, ou se buscar informações a respeito do livro "Como se estivéssemos em palimpsesto de putas" (Cia das Letras, 2016). 

Um romance da escritora Elvira Vigna (1947-2017), autora muito prestigiada, apesar de não ser muito conhecida. 

Bom, prepare-se, vá ao encontro da terça-feira e já programe-se para o segundo encontro, que vai acontecer somente no final de novembro (28). O primeiro e o segundo encontros acontecem a partir das 19h30. Terão como facilitador Santiago Santos, tradutor e escritor que nasceu em Santa Catarina, mas, desde os tempos de moleque, está radicado em Cuiabá.  

No primeiro encontro (14/11) estará em pauta a discussão do romance derradeiro de Elvira. E frisemos que o conhecimento da obra é vital para se colaborar com o evento. Fiquei enormemente tentado a explicar aqui significado de "palimpsesto", mas acabei declinando da ideia. 

Aos participantes do primeiro encontro, que estarão adentrados na ficção de Elvira e irão discutir o livro, será proposto um exercício curto de criação literária. A criação de minicontos...

E quinze dias após - em 28/11 - esses minicontos serão lidos e discutidos. É nisso que reside essa jornada literária. Aventurar-se por uma arte como a literatura é encrenca, e das boas. Um alimento imprescindível para as nossas almas é ousar na arte das letras. Garanto que você não vai morrer por causa disso. Algumas feridas podem te acometer, mas, o que é uma vida sem feridas?

Pra saber como participar dos encontros, dei um telefonema para Santiago Santos, escritor que está por trás desse empreendimento. "É só chegar...", garantiu o cara. 

"... palimpsestos de puta"

"Como se estivéssemos em palimpsesto de putas" traz a história de uma mulher que é designer em busca de trabalho. Ela se depara com um homem contratado para informatizar uma editora moribunda. O acaso junta os protagonistas numa sala, onde dia após dia ele relata a ela seus encontros frequentes com prostitutas. Ela mais ouve do que fala, enquanto preenche na cabeça as lacunas daquela narrativa.

encontro

O romance que está na pauta dos encontros que acontecem neste mês

Elvira Vigna

Elvira Vigna é apontada como uma das vozes mais originais da literatura brasileira. Era comum dizer-se que estava a escrever cada vez melhor, e os vários prêmios que foi recebendo nos últimos anos mostram-no. Na sua escrita, tudo era burilado até à exaustão para que não houvesse uma palavra nem a mais nem a menos. Na brincadeira, dizia que isso acontecia porque trabalhava muito.

“Reescrevo meus livros muitas vezes. Parto do que vi, ouvi ou vivi – e que jamais esqueci. Mas vou reescrevendo para encontrar uma unidade interna, específica de cada livro. Acho escrever muito difícil”, confessou ela ao jornal Público, de Portugal (https://www.publico.pt/) em 2013.

Escreveu, entre outras obras, "Sete Anos e Um Dia" (1988), "O Assassinato de Bebê Martê" (1997), "Às Seis em Ponto" (1998), "Deixei ele lá e vim" (2006), "O que deu para fazer em matéria de história de amor" (2012) e "Por Escrito" (2014).

Santiago Santos

Santiago escreve drops literários no site Flash Fiction (http://flashfiction.com.br/). Não é de hoje que vem escrevendo minicontos, que não ultrapassam a barreira das  mil palavras. “São contos de 4 a 6 páginas, que privilegiam a concisão”, comenta Santiago.

Apropriou-se de uma frase de Ricardo Guilherme Dicke, do livro "O Velho Moço", para lançar, em 2016, seu primeiro livro, "Na Eternidade Sempre é Domingo" (Carlini & Caniato Editorial), obra contemplada no Edital 2015 de Literatura da Prefeitura de Cuiabá. 

santiago

Santiago Santos, escritor praticamente cuiabano e especializado em contos pequenos, será o facilitador dos encontros


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet