TEATRO

Mais de 40 apresentações artísticas



fred gustavos

joana

"No Quintal, o Mundo", da Solta Cia de Teatro (Cuiabá-MT), passou pelo crivo de Caio Ribeiro

Termina neste domingo (12) o XI Festival Velha Joana, em Primavera do Leste (MT). Desde o dia três de novembro, o município mato-grossense, que tem uma população em torno de 60 mil habitantes, recebeu mais de 40 apresentações artísticas em vários locais da cidade.

O festival de teatro é um dos mais tradicionais de Mato Grosso e, neste edição, recebe equipes de diversos Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, além de apresentações de artistas mato-grossenses.

O evento é considerado o maior festival de teatro e das artes das cenas de Mato Grosso e desenvolveu-se durante 10 dias de forma interrupta, em vários espaços da cidade, gratuitamente.
Os espetáculos abrangem desde estudantes que se apresentarão pela primeira vez a grupos consagrados. Conforme a organização do evento, em 2016, houve lotação nos locais fechados de apresentação, o aue tornou necessário que os organizadores recomendassem que os interessados chegassem uma hora antes dos espetáculos para garantir o ingresso.

Nesta edição o Velha Joana contou com um reforço significativo em sua realização: a participação do Parágrafo Cerrado (https://paragrafocerrado.wordpress.com), endereço virtual que surgiu com o nobre objetivo de desbravar um espaço pouco explorado no Estado de Mato Grosso: a leitura de cena.

fred gustavos

joana

"Azul da Cor do Céu", da Território de Brincar (Primavera do Leste-MT), foi objeto de leitura de Wuldson Marcelo



Parágrafo Cerrado

O "Parágrafo Cerrado – Encontros e pregnâncias" nasceu através da junção de artistas buscando na pregnância o difícil exercício da escuta e das  as urgências de se escrever sobre as produções locais, que encontraram ressonância na tutoria de Beth Néspoli, crítica do Teatrojornal.

Com incentivo de Rafael Viana Coutinho, do SESC Nacional, as primeiras letras foram registradas durante o Festival Zé Bolo Flô 2016. Depois vieram a Semana de Leitura e Literatura e o Palco Giratório 2017 no Sesc Arsenal, a Temporada O Levante de Teatro na Casa Cuiabana e a Aldeia Guaná também no Sesc Arsenal.

Entre os leitores da cena que participaram das pregnâncias estão Wuldson Marcelo, Joelson Jogosi, Dheysiel Barbosa, Aline Wendpap, Caio Ribeiro, Leandro Brito, Thereza Helena, Andreza Pereira, Marcos Leque, Gabriel Bernard de Souza Nunes, Juçara Nacciole, Janete Manacá, Jamilton Mello, Catarina Lana, Isabel Taukane, Elka Victorino, Juliana Capilé, Fred Gustavos, Vinicyus Andrade, Mateus de Luca, Talita Figueiredo, Emanuel Wendpap, Luiz Renato, Ana Lia Rodrigues, Marianna Marimon, Eliete Borges Lopes e Arthur Galvão.

Confira os textos no Parágrafo Cerrado. (com assessorias)

fred gustavos

joana

"Aquele que diz sim", do Coletivo Baal (Santa Catarina), recebeu leitura de Joelson Jogosi


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet