LANÇAMENTO

No dia 07/12, na Escola Darcy Ribeiro



an

Anne Ellen chamou a atenção das professoras com seus textos bons e coerentes

Com apenas oito anos de idade, a estudante da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, Anne Ellen Lima Fontana, lançará o livro "Uma Poesia Em Cada Olhar". O primeiro livro da jovem escritora será apresentado ao público no próximo dia sete, às 18h, na própria escola onde estuda, que fica localizada no Jardim Industriário, em Cuiabá. Além do lançamento do livro, vários alunos também irão expor seus poemas.

A  história da pequena escritora começou por meio do Projeto Letras que Falam, organizado pelas professoras do 3º ano A e B da escola. Nele, as crianças fazem a leitura em sala de aula e depois interpretam as histórias, com o objetivo de estimular a leitura e a escrita. E, no decorrer do projeto, as professoras identificaram uma aluna - Anne Ellen Lima Fontana - que se destacava ao produzir textos muito bons e coerentes, além dos solicitados. Surgiu assim, a ideia de publicá-los.

Porém, o que mais surpreendeu aos coordenadores foi o fato do Projeto ter contagiado toda a turma e os quase 50 alunos começaram produzir. "Hoje todos eles têm livrinhos escritos em papel A4 e cartolina. Além disso, foi notada uma mudança significativa no comportamento de alunos que apresentavam problemas com indisciplina", disse o diretor da escola, Valdir Xavier.

A Companhia de Teatro Cena Onze é parceira do projeto desde 2016, onde ministrou oficinas de teatro, leitura de texto, dramaturgia e realizou a montagem de uma peça. "Reconhecemos que o projeto é hiperimportante para o desenvolvimento intelectual. São crianças muito inteligentes e comprometidas. Acreditamos que as oficinas e a peça de teatro que montamos contribuíram positivamente para o desenvolvimento da leitura deles", destaca o diretor Flávio da Cia, Ferreira.

anne

 

Segundo Xavier, a publicação do livro é uma realização. "Em um mundo cercado por tantas tecnologias, ter uma criança de oito anos se dedicando a escrever poemas, falando de algo que cerca seu mundo, é a concretização do nosso trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita".

As ilustrações do livro foram criações de Janaína Souza Queiroz, adolescente integrante do Programa Siminina - Unidade CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), Distrito da Guia.

Histórico

Em 2016 os alunos da escola se destacaram no projeto “Arkos”, que usa a tecnologia digital para incentivar a leitura. É um campeonato voltado para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país. Na competição, eles respondem perguntas relacionadas ao tema de cada obra lida. (*com assessoria)

 


Voltar  
2 Comentário(s).
Oi Sandra, grato pelo seu comentário e me solidarizo com ele. Fico muito feliz que, em Cuiabá, tenhamos uma poeta que descobre a arte do verso com apenas oito anos!
enviada por: lorenzo    Data: 05/12/2017 19:07:43
Parabens minha linda, te amo muiiito e fico feliz de você ter realizado seu sonho
enviada por: Sandra    Data: 05/12/2017 14:02:30

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 'Natal Iluminado"
  • Dia: 09 de dezembro
  • Local: Praça Alencastro
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet