EVENTO

No Ponto de Cultura Casa Silva Freire



val

Valderez Amaral vai mediar o debate "Arte e Censura"

Quase saindo do forno mais uma página da história do Ponto de Cultura Casa Silva Freire - entidade realizadora do Arte e Cultura na Mandioca 3ª edição, com apoio da “Bendito Mercado” – que vem sendo preparada com todo carinho e será servida a partir do fim da tarde do próximo dia 16, na rua 12 de Outubro, esquina com a rua Pedro Celestino, no Centro Histórico de Cuiabá. 

Dentre tantas outras atividades de várias vertentes artísticas que serão oferecidas ao público visitante estará a Feira Literária. A atividade, que acontece entre 16 e 22h, vai trazer comercialização e troca de livros novos e usados com destaque para a literatura brasileira produzida em Mato Grosso.

E como não poderia deixar de ser, o poeta Silva Freire (de quem o Ponto de Cultura guarda e dissemina o legado) terá lugar garantido no evento em várias atividades. A principal delas é abertura de espaço para apresentar o trabalho pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) que leva seu nome. 

Nesse contexto a escola Silva Freire, privilegia a atividade da narrativa infantil no processo de alfabetização de crianças. Vale ressaltar que o trabalho da Emeb que estará exposto no dia do evento para conhecimento do público faz parte do projeto contemplado com o Prêmio Destaque Professores Brasil 2017, do Ministério da Educação, na categoria ensino fundamental anos iniciais - ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) com o projeto “Autorias Infantis na Produção de Texto” apresentado pela professora Mariângela da Silva.

ge

Obra de Gervane de Paula, tascada pela tal da censura

Quem dá um gostinho a mais à Feira Literária são as editoras: Carlini & Caniato Editorial/Tanta Tinta, Entrelinhas Editora, Cathedral Publicações e o pessoal do “Fusca Sebo”, “Sebo da Juju” e “Bazar do Livro Matriz”. O espaço a estes parceiros foi garantido para que o evento também seja uma porta de conhecimento desses que garantem a produção e circulação dos talentos literários mato-grossenses.

Também tem início, às 16h, dessa vez no Studio Rai Reis, a oficina “Metamorfoses no Cerrado”, com Verone Cristina Silva. A ação objetiva introduzir os participantes na cosmologia afroindígena por meio de seus relatos de metamorfose. O público alvo é qualquer pessoa interessada pelo tema e com idade acima de 18 anos. Verone Cristina da Silva é doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora junto a ribeirinhos, quilombolas e povos indígenas no Mato Grosso. Cantora e produtora do Cd musical “Pilão de Palavras” e co-autora do Livro “Quilombolas do Guaporé: Modos de conhecimento e Territorialidade”.

E vai ter Gervane sim!

Dentro da programação da Feira Literária terá início, às 18h a Roda de Conversa “Arte e Censura”, tema que teve debate grande em todo o país, incluindo censura local em Cuiabá com as obras do artista plástico Gervane de Paula, e que a organização do evento entende que precisa ser colocado à mesa.  Além de Gervane, participam da saborosa conversa: Wuldson Marcelo, Juliana Segóvia, Neriely Dantas, Mariana Amaral Queiroz e Eliete Borges. 

A mediação será feita por Maurilia Valderez Lucas do Amaral (Foto). Graduada em Filosofia, Mestre em Educação (UFMT) e pesquisadora sobre questões relacionadas ao presente e ao contemporâneo com foco na articulação entre ética, politica e estética. Um bom momento para ler as entrelinhas do que é a arte e não o que a mídia generaliza e passa ao público.

sebo

"Fusca Sebo": veículo vai estacionar em local liberado

Quem faz a literatura de MT?

A literatura existe e resiste em Mato Grosso com uma produção de qualidade. Parte de quem é responsável por este segmento no estado estará, às 19h na ação “Um Passarinhar de Leituras”: Conversas com escritor@s em Mato Grosso, também no espaço da Casa Silva Freire. A atividade será ponte de conversa entre eles e o público sobre suas obras e processos de criação literária, seguido de autógrafos.  

A mediação será feita por Mário Cezar Silva Leite. Crítico literário, Mestre em Literatura Brasileira (USP), Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Pós-doutor em Literatura Comparada (USP) e em Memória Sociais e Bens Culturais (UNILASALLE). Professor titular da UFMT (campus Cuiabá). 

Escritor@s convidados: Alexandre Rolim, Cristina Campos, Daniela Freire Andrade, Divanize Carbonieri, Luiz Renato, Marcelo Ferraz, Marli Walker, Moisés Carlos Amorim, Odair de Morais, Paulo Pimentel, Santiago Santos e Victor Hugo.

Quem prepara essa história?

Essa terceira edição do ‘Arte e Cultura na Mandioca’ do Ponto de Cultura Casa Silva Freire é preparada por várias mãos. Contemplado neste ano pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que implementa o Programa Cultura Viva da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), o evento recebe ainda apoio cultural e firma parcerias com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) e Secretaria Municipal de Educação (SME) via Escola Municipal de Educação Básica Silva Freire, a Universidade Federal de Mato Grosso, representada pelos Grupos de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/Instituto de Educação) e em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/Faculdade de Comunicação e Arte), além do estúdio musical Demoexmachina e do escritório de arquitetura Arqproject.

Muito mais!

Confira toda a programação e mais informações sobre todos que vão se apresentar no evento nas redes sociais site Casa Silva Freire e fanpage Arte e Cultura na Mandioca ou clicando em http://www.casasilvafreire.org.br . (*com assessoria)

ferraz

Recorte em capa de obra de Marcelo Ferraz. Ele vai...

 


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 'Natal Iluminado"
  • Dia: 09 de dezembro
  • Local: Praça Alencastro
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet