EXPOSIÇÃO

"Naturallis", na Galeria Lava Pés



nadja

Sabedoria

"Naturalis" é a exposição de artes que o Tyrannus foi conferir na tarde desta segunda-feira (22). As obras da artista Nadja Lammel estão instaladas na Galeria Lava Pés, na Secretaria de Estado de Cultura. A mostra foi aberta na semana passada e permanece em cartaz até 17 de fevereiro.

A visitação é gratuita e pode ser feita no período vespertino, das 13h às 19h. Um trabalho bonito e interessante que reflete o amadurecimento de uma artista plugada na vivência contemporânea, onde estão presentes e misturados temas universais e regionais.

Nadja mostra ótimo domínio das várias técnicas que utiliza e combina na produção de cada uma das suas obras, fornecendo um conjunto que expõe intencionalidades. Vai do grafitti à pintura tradicional. Mostra a sua leitura imagética deste começo de século XXI, tecendo uma iconografia cheia de significados. 

A valorização da cultura indígena mato-grossense está nos motivos Bakairi, que são presentes na maioria das obras, contracenando com elementos orientais e ancestrais, a enfatizar o caráter mítico e místico que "Naturalis" enseja. 

nadja

Bob Marley estilizado por Lammel

Nadja já vive há trinta anos em Cuiabá, onde vem atuando como arquiteta, mas nasceu em Alta Floresta e foi introduzida desde criança na cultura dos povos amazônicos. Coisa que nunca abandonou, porém, é expressivo o contexto urbano em sua criação. Seu trabalho, aliás, para além de galerias e ambientes fechados, também é presente em intervenções urbanas espalhadas por muros e parques de Cuiabá.

Ícones da cultura universal, como Bob Marley e Rihanna, podem ser vistos com cocares indígenas em grandes telas, concebidas através de uma profusão de técnicas. 

"Naturallis" é uma exposição que evoca filosofias e espiritualidades de diferentes locais e tempos. O visitante é convidado a vivenciar e raciocinar nesse padrão contextual. E apesar de o trabalho de Nadja ter uma forte pegada decorativa, também, é inegável que a ambiência da mostra resulta numa forte energia espiritual. Assim, para aplacar qualquer resultado indesejável na cabeça dos visitantes, uma pirâmide ali está instalada para filtrar as energias e canalizá-las para o lado do "bem".

nadja

Mostra fica em cartaz até 17 de fevereiro. Visitação no período vespertino

Ficha técnica

A exposição Naturalis tem produção executiva de Guilherme Chaves Silva. A cenografia e iluminação é assinada por Kiko Pacheco e, como assistentes de montagem, Ádia Borges, Alexandre Rodrigues e Manoel Vieira, assistente de iluminação, José Medeiros e apoio de Wall Untar.

A Secretaria de Estado de Cultura está localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias. (*com assessoria)

nadja

Escuro

nadja

Equilíbrio


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet