CARNAVAL DE RUA

Desfile termina na... Mandioca



mário okamura

bloco

Blocos de rua prometem para este ano um carnaval supeioro ao de 2017

Existem várias maneiras de brincar o seu carnaval. Eu, particularmente, prefiro o de rua. Quem também pensa assim, nesta quarta (7), a partir das 19h, tem o último "esquenta" dos blocos de carnaval de rua de Cuiabá. É lá na Praça da Mandioca.

Mas, quem não tiver como participar desse "esquenta", poderá participar do desfile dos blocos pelas ruas da cidade, que vai acontecer na terça-feira (13). E pode ver qual é o perfil dos blocos, reparando aonde vai se encaixar melhor, de acordo com a sua proposta momesca.

Quatro blocos farão o percurso que vai começar na Praça Santos Dumont, terminando na Praça da Mandioca. São eles: Vem Oyá Jejé, Divas Cuiabanas, Bloco da Mandioca e Imprensando o Bebum. A promessa em comum é fazer um Carnaval de Rua superior ao realizado no ano passado, com a presença de uma cantora baiana, além de toda a animação já conhecida.

Entre os temas apresentados, os Blocos vão destacar a figura carismática de Jejé de Oyá, as ruas como espaço democrático de folia, os ataques políticos aos direitos sociais e trabalhistas, além do amor em sua mais ampla diversidade.

CONHEÇA OS BLOCOS

Vem Oyá Jejé vai às ruas pelo terceiro ano consecutivo, homenageando Jejé de Oyá, colunista social, figura pública e referência na luta contra o racismo e homofobia. Jejé faleceu em 2016, aos 81 anos, o que motivou o grupo, que concentra artistas e amantes da rica cultura cuiabana, a imortalizar sua contribuição com o que melhor o representaria: alegria.

O Imprensando o Bebum já é bastante conhecido, especialmente para os festeiros, boêmios e (quase) onipresentes jornalistas. Com uma história de ensaios de bateria, muitas risadas, algumas cervejas e períodos desativados, o Bloco dos Jornalistas retorna às ruas em 2018 com uma grave denúncia: os direitos trabalhistas estão, literalmente, pulando! A organização em 2018 é novamente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT).

Um grupo jovem, com ar experiente, é o Bloco da Mandioca. Se uniu aos demais também em 2017 com uma identidade de defesa da cuiabania, do respeito à história da “Cidade Verde” e de carinho pelos bons tempos do Carnaval de Rua da Capital. O tema desse ano é “Rua: o espaço mais democrático da folia” e, nada mais simbólico do que descer o Centro Histórico para destacar tudo isso!

 O Divas Cuiabanas sai às ruas pela primeira vez, mas chega em grande estilo: de plumas, paetês e muita purpurina. O grupo, encabeçado pelo decorador Jorge Katumba e pelo jornalista José Augusto Barbosa, se propõe a ser o Bloco da Diversidade, convidando pessoas LGBT ou qualquer um que não tenha medo das múltiplas formas de amar! As ‘divas’ estão prometendo uma respeitosa comissão de frente e já estão ensaiando as ‘coreôs’.

 DESFILE

Na próxima terça-feira, 13/02, os blocos se concentram, a partir das 15h na Praça Santos Dumont, e desfilam pelo Centro Histórico da capital mato-grossense até a Praça da Mandioca. A folia será garantida no trajeto, com atrações que incluem trio elétrico, bonecões e uma cantora baiana surpresa.

Os abadás já estão sendo vendidos, com preços variados, dependendo do bloco. Para mais informações, os contatos são:

Vem Oyá Jejé: (65) 99975-0630 ou 9 9274-1456
Imprensando o Bebum: (65) 98129-6139 ou 9 9962-0352
Divas Cuiabanas: (65) 99923-4956 ou 9 9977-0665
Bloco da Mandioca: Agência MIC – (65) 3025-1301

(*com Alessandra Barbosa, Luana Soutos e Priscila Mendes)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet