INSTITUTO CIRANDA

Inscrições vão até a próxima 5ª (15/02)



ciranda

Todos os aprendizes de música do Ciranda que estão em idade escolar devem estar devidamente matriculados

A Temporada 2018 do Instituto Ciranda vem com tudo! No ano em que o Instituto celebra seu 15° aniversário, 200 novas vagas estão disponíveis para aulas gratuitas de educação musical e instrumentos de orquestra na capital. As inscrições para as vagas remanescentes, também gratuitas, continuam abertas e podem ser realizadas pelo site do Instituto (https://www.cirandamusicaecidadania.org.br/), até a quinta-feira (15).

Com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Rondonópolis, Poconé, Campo Verde e Várzea Grande (bairro São Matheus), o Instituto Ciranda também retorna este ano com os polos das comunidades de João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Nas duas comunidades, serão mais de 100 alunos atendidos, graças ao apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e do patrocínio de Furnas Centrais Elétricas.

“Desde sua criação, em 13 de fevereiro de 2003, o Ciranda vem, ano após ano, transformando vidas ao mesmo tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos de bem”, comemora o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto.

Parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto (há mais de dez anos), hoje, ensina para novas gerações de músicos, teoria e técnicas, leitura de partituras e de prática musical coletiva. Dentre as atividades regulares, até mesmo a ausência de professores de instrumentos de orquestra, como o oboé, fagote e trompa, vem sendo sanada com a vinda de profissionais oriundos de grandes centros musicais brasileiros.

Para as vagas remanescentes disponibilizadas na sede do Instituto Ciranda, os interessados em aprender um instrumento, podem optar pelas classes de flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone/bombardino/tuba, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e musicalização/coral infantil.

O programa de educação musical desenvolvido pelo Instituto Ciranda atende crianças e jovens, preferencialmente aqueles que não teriam oportunidade de custear cursos de música. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados.

ciranda

Instituto Ciranda atende crianças e jovens, preferencialmente aqueles que não teriam oportunidade de custear cursos de música

Temporada 2018

A programação artística, especialmente preparada para as comemorações de 15 anos do Instituto Ciranda traz, além das aulas e novos polos de ensino musical no Estado, diversos concertos durante todo o ano.

A temporada de concertos da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo apresenta quatro novos espetáculos em Cuiabá, nos meses de março, junho, setembro e novembro. Além desses, o já tradicional especial de natal promete trazer um convidado especial de peso.

“Estamos trabalhando muito para organizar esta programação tão especial. Logo em breve revelaremos todos os detalhes, convidados e repertórios a serem apresentados este ano”, adianta o maestro Murilo Alves.

Em agosto é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde subir ao palco do Teatro Zulmira Canavarros. Também formada por crianças, adolescentes e jovens, a Orquestra é destaque cultural na região e em 2018, mais uma vez, se apresentará pela temporada artística do Instituto Ciranda.

Murilo Alves destaca que, desde sua criação, “o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens instrumentistas no mercado de trabalho. Na medida em que as aptidões de cada indivíduo manifestam-se ao longo do processo de aprendizado, os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semiprofissionais do Instituto Ciranda como a Orquestra Primeira Ciranda, a Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo e grupos musicais diversos, resultados das ações artísticas do Instituto”. (*com assessoria)

ciranda

"O Ciranda vem, ano após ano, transformando vidas ao mesmo tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos de bem" (Murilo Alves)

 

SERVIÇO

O QUE: Inscrições para bolsistas do Instituto Ciranda Música e Cidadania
QUANDO: até 15 de fevereiro
ONDE: https://www.cirandamusicaecidadania.org.br/
INFORMAÇÕES: 65 3623-1239

 


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 9º Encontro Indígena
  • Dia: 17 de abril
  • Local: Museu de História Natural - Casa Dom Aquino
  • Informações: 3634 4858
Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet