ARSENAL

Atividades começam na próxima 4ª



mul

Reflexões acerca de questões de gênero que versam sobre o feminino

O Clube Arsenal de Leitura retoma suas atividades em 2018. O tema selecionado é "A invenção do silêncio", associado com a marginalização feminina. As atividades vão acontecer nos dias 14 (4ª próxima) e 21 deste mês, no Laboratório da Palavra, no Sesc Arsenal, a partir das 19h30 nos dois dias.

A mediação será feita pelo In-Próprio Coletivo, grupo atuante nas artes cênicas de Mato Grosso, e por Maria Elisa Rodrigues Moreira, doutora em literatura pela UFMG, que atua  como professora visitante na UFMT. 

Abrir espaços para desconstruir o silêncio: um silêncio absolutamente arcaico e imemorial, inventado por um sistema patriarcal sustentado pela marginalização do feminino. Essa é a proposta dos encontros a serem realizados nesse primeiro módulo do Clube Arsenal de Leitura. De que maneira? Recorrendo à literatura para não só apresentar a voz das mulheres, mas também para desvendar as tramas sutis desse processo de silenciamento.

elisa

Maria Elisa, doutora em literatura, participa da mediação

Para levantar reflexões acerca de questões de gênero que versam sobre o feminino na sociedade em que vivemos. Não foram escassos os esforços da crítica em garantir o valor de uma obra literária em seu contexto de construção, mas também se evidenciou ao longo do tempo que o sentido de um texto literário se torna substancial a toda e qualquer época. É essa potência, essa singularidade, que garante à produção estética tornar-se atemporal, fazendo-se perpétua, ininterrupta e, portanto, ilimitada. 

Num percurso pela voz da mulher entre os séculos XIX e XXI, o Clube vai direcionar seu foco  em torno de como esse processo de invenção do silêncio se impôs mas também como, ao mesmo tempo, por meio da narrativa, as mulheres se insurgiram contra ele, abriram brechas, criaram passagens para se fazerem ouvidas, num claro indício de que a obra literária não se encerra em si mesma e pode, também, nos impulsionar a uma imprescindível reflexão crítica sobre a condição de ser Mulher na contemporaneidade. (*com assessoria)

 


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • Show com Rogê Além
  • Dia: 24 de maio
  • Local: Observatório N Music Bar - VG
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet