EXPOSIÇÃO

Os 30 anos de pintura de Valques Pimenta



val

Uma almofada ilustrada por Valques. Pra gente descansar a cabeça com o conforto das cores que emanam do cerrado

val

Valques clicado há poucos dias em evento solidário

Às 19h30 na sexta (13) um acontecimento importante para o cenário das artes plásticas de Mato Grosso. A Galeria de Artes do Sesc Arsenal abre a exposição "Uma trajetória - 30 anos de pintura de Valques Pimenta". 

São mais de 50 obras, a maior parte delas em acrílico sobre tela, mas o artista também apresenta a sua produção pictórica aplicada em capas de cadernos, artesanato em argila, almofadas e até uma geladeira, além de xilogravuras. A maior parte das obras foi produzida ao longo dos últimos seis meses.

Até o ano passado ele assinava Valques Rodrigues, mas a partida do seu pai, Nilson Pimenta, grande artista que nos deixou em dezembro passado, levou Valques a adotar o sobrenome Pimenta. Uma homenagem ao pai, de quem herdou o talento para as artes plásticas. 

Por falar em homenagem, Nilson Pimenta é um dos homenageados na exposição, retratado pelo filho. Outros nomes de destaque na trajetória de Valques também estão retratados/homenageados nesta expressiva mostra de Valques. Entre eles, os artistas Humberto Espíndola e João Sebastião, a crítica Aline Figueiredo, a jornalista Luzimar Collares, o dramaturgo Carlos Roberto Ferreira e o ator e palhaço Ilson de Oliveira.

Não posso me alongar neste texto. Estou vitimado pela vontade de antecipar alguma coisa que vai sair publicada no catálogo da exposição, que será lançado logo após a sua abertura. Sim, coube-me essa honraria.

Assim como apostei nas artes que vinham de Nilson Pimenta, por mais de trinta anos; a mesma coisa vem acontecendo em relação a Valques. Vai aqui o meu carinho e a admiração por esses dois artistas - pai e filho. Sempre digo, com prazer, que entre as principais dádivas que a prática do jornalismo cultural tem me oferecido ao longo de mais de trinta anos, está a possibilidade de me aproximar e conviver com os artistas.  

val

Aqueles florais que saltam aos olhos

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet