NOVA TURNÊ

Com apoio do Governo de Mato Grosso



luiz h menezes

flor

Grupo de cultura popular tem representado Mato Grosso e o Brasil, com louvor, em vários países de diferentes continentes

“Mato Grosso Dançando o Brasil” é o espetáculo que o grupo Flor Ribeirinha, da comunidade São Gonçalo Beira Rio, apresentará na Rússia, França e Suíça.

Maior expoente da cultura popular mato-grossense, tendo como carro-chefe a dança do Siriri, e representante da cultura brasileira em vários eventos internacionais, o grupo terá o apoio do Governo do Estado para a sua nova turnê. No período de 15 de julho a 21 de agosto, o grupo estará na Rússia, ainda durante a realização da Copa do Mundo, e também participará de festivais na França e na Suíça.

Uma reunião agendada com a Casa Civil, nesta terça-feira (17), vai formalizar o repasse dos valores referentes às passagens a serem pagas de acordo com a proposta do governador Pedro Taques com a direção do Flor Ribeirinha. 

“Para levarmos o nome de Mato Grosso para mais essa parte do planeta, precisamos dessa ajuda do Estado e o governador deixou claro que nos ajudará e que tem compromisso com a nossa cultura. Estou muito feliz com esta oportunidade de poder divulgar as belezas da nossa cultura e de homenagear as culturas das demais regiões brasileiras”, disse a fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor.

Domingas relata que é preciso agilidade nesse processo, pois há tempo determinado para a confirmação das passagens aéreas. A turnê pela Europa vai exigir além das passagens, novos figurinos e toda uma logística de apresentação de considerável custo financeiro, mas de resultados surpreendentes à Mato Grosso. 

“Estamos numa corrida contra o tempo. Julho será um mês estratégico para Mato Grosso estar presente na Europa, por conta dos jogos da Copa do Mundo. Temos grãos, carnes e fibras sendo exportadas para o Mundo. O Flor Ribeirinha vai reforçar o marketing desse potencial, afinal, cultura também é produto tipo exportação”, comentou Domingas.

O governador Pedro Taques esteve no quintal da Domingas, em São Gonçalo, fez um compromisso e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado. Na ocasião, Taques agradeceu o grupo por divulgar a cultura cuiabana e matogrossense em outros Países. 

luiz h menezes

FLOR

O grupo encena danças tradicionais brasileiras com várias nuances, personagens, ritmos e gestualidades

“Enquanto eu for governador do Estado, vou ajudar no que for preciso, para que vocês possam se apresentar nos festivais. Podem ter certeza que estarei ajudando para que o grupo possa participar dos festivais e também lutar para trazer para Mato Grosso um festival internacional” argumentou o governador. 

O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, garantiu que o grupo está empenhado para fazer o melhor trabalho. O repertório do espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil inclui o siriri, o boi bumbá, uma manifestação de Parintins, oriundo do Norte, a dança gaúcha com forte expressão cultural do Sul, o tradicional frevo do Nordeste e o samba, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira. O espetáculo é composto de vários ritmos, sendo o carro-chefe, o siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo. 

“O grupo encena danças tradicionais brasileiras com várias nuances, personagens, ritmos e gestualidades. Este é o espetáculo vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado na Turquia. A conquista do prêmio representa um marco na trajetória do grupo que há 25 anos vem se dedicando à preservação da cultura popular”, lembrou Avinner.

Desde 2010, o grupo tem percorrido vários países como o Peru, Paraguai e Argentina. Em parceria com a Federação Brasileira de Artes Populares – FEBRARP alçou voos maiores, participando de grandes Festivais Internacionais de Folclore na Europa, dentre eles na França, Suíça e Itália entre os anos 2013 e 2014. Já em 2016, competiu no “Cheonan World Dance Festival” na Coreia do Sul conquistando o 2º lugar do evento. Em 2017, participou da maior competição de Arte e Cultura do mundo, o “18º Festival Buyukçekmece” na Turquia, apresentando o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil. (*com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet