CANTO LÍRICO

Brahms, Schubert e Schumann no programa



schuman

Robert Schumann (1810-1856), compositor que está no programa

Na quinta-feira (7) o teatro da UFMT será palco para uma apresentação de canto lírico alemão. A partir das 20h, com entrada gratuita. É a terceira edição de um projeto criado pelo professor e músico José Fortunato Fernandes, que já trouxe à universidade canções líricas italianas e inglesas.

A primeira edição focou o canto lítico italiano e aconteceu em 2016, com a presença da pianista Marisa Rosatti. A versão inglesa do canto lírico veio em 2017, acompanhada pelo pianista Ângelo Santos. E é esse mesmo pianista que acompanha os cantores na edição 2018 do projeto.

lirico

José Fortunato Fernandes, professor e músico, idealizador do projeto

Na cantoria, predominância masculina, ao longo das doze canções programadas. São músicas do período romântico. Ângelo Santos vai acompanhar os cantores José Fortunato Fernandes (tenor), além  de Helen Luce e Maidi Dickmann (mezzo-sopranos); Christian Diogo Cunha e Silva, Gabriel Rodrigues Campos, e Thiago Felipe Ribeiro de Miranda (tenores); Harry Vinicius Rodrigues Borges e João Batista Pinto Neto (barítonos); e Allan Jordam de Souza Pereira e Rômulo Ronny Aguiar da Silva (baixos).

No repertório, três consagrados compositores alemães: Franz Schubert (1787-1828), Robert Schumann (1810-1856) e Johannes Brahms (1833-1897).   

"A proposta do recital é justamente abordar as principais referências do canto lírico alemão, que são esses três compositores do programa. Apesar de ações como esta serem realizadas anualmente, segundo o músico, em Mato Grosso o canto lírico é ainda incipiente", diz Fortunato. 

"Há pouco tempo passamos a ter o Curso de Música-Bacharelado em Canto e não há muitos concertos específicos de canto lírico no Estado. Um dos nossos objetivos com o evento é, além de divulgá-lo, tornar o canto lírico mais popular", conclui Fortunato. 

Segundo os organizadores, ainda serão promovidos eventos de canto lírico espanhol, francês e latim. O evento acontece por meio do Departamento de Artes da UFMT, com apoio da Pró Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade. (*com assessoria)

REPERTÓRIO

1. Die beiden Grenadiere – Robert Schumann 
2. Widmung – Robert Schumann 
3. Ich grolle nicht – Robert Schumann 
4. Unterm Fenster – Robert Schumann 
5. Wiegenlied – Johannes Brahms 
6. Vergebliches Ständchen – Johannes Brahms 
7. Wie Melodien zieht es mir – Johannes Brahms 
8. Rhapsodie Op. 53 – Johannes Brahms 
9. Ständchen – Franz Schubert 
10. Erlkönig – Franz Schubert 
11. Gretchen am Spinnrade – Franz Schubert 
12. Der Hirt auf dem Felsen – Franz Schubert

SERVIÇO

O QUE: recital de canto lírico alemão
QUANDO: quinta-feira, 7 de junho, 20h
ONDE: Teatro da UFMT


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet