EXPOSIÇÃO

"O Último Império"



sergei

 

Está todo mundo de olho na Rússia. É lá que vai acontecer a Copa do Mundo de Futebol, que começa daqui a pouquinho, e isso já vem reverberando pelo planeta. No Brasil, por exemplo, está em cartaz a exposição "O Último Império", que reúne 65 imagens clicadas pelo fotojornalista russo Serguei Maksimishin. 

Aberta em maio, fica aberta para a visitação gratuita, até 29 de julho, na Caixa Cultural de São Paulo. Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra reúne fotografias inéditas do cotidiano da Rússia pós-soviética, ilustrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais.

A fim de aproximar a arte da realidade social russa, os cliques do fotojornalista trabalham profundamente a luminosidade e o enquadramento, permitindo que o espectador mergulhe no universo de um país de proporções continentais.

sergei

 

As fotos expostas foram realizadas nos últimos 30 anos e revelam o olhar sensível e corajoso de seu autor. "Serguei Maksimishin revela diversas facetas e aspectos da vida na Rússia pós-soviética, mostrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais. Desta forma, O Último Império constitui um testemunho objetivo, sensível, dotado de um humor extremamente inteligente e desprovido de qualquer estética ideológica", explica o curador. 

A obra de Maksimishin reflete um virtuosismo e também a construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente.

sergei

 

Sobre o artista

Serguei Maksimishin nasceu em 1964. Em 1998, terminou a faculdade de fotojornalismo da Universidade Estatal de São Petersburgo. Entre 1999 e 2003, trabalhou em um dos principais jornais russos, o jornal Izvestia. Desde 2003, é colaborador da agência Focus (Alemanha). Serguei Maksimishin é vencedor de prêmios como o Rússia Press Foto, World Press Foto, UNEP International Photographic Competition on the Environmental, entre outros. Suas fotografias foram publicadas nos principais jornais europeus e americanos. Realizou diversas exposições individuais na Rússia, Alemanha, Estados Unidos e França. (*com informações de vários sites)

sergei

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet