GTW

No Cavernas Bar, a partir das 22h



gtw

GTW, primeira formação: Valdir Batata, Capilé, Sergio H e Rosi Pando (faltou Dezan)

Na segunda metade dos anos 1980 o rock cuiabano fervilhava com o surgimento de inúmeras bandas. E o público para essas aventuras sonoras cheias de atitude se expandia. Um evento que acontece no sábado (07), a partir das 22 horas, no Cavernas Bar, nominado "GTW - 30 anos depois", dá o tom do que vai rolar...

Sim, o reencontro de vários integrantes da Great Third World (GTW) é a atração maior da noitada roqueira, mas, outras três bandas também participam: Dying Order, Burning In Ate e Skarros. GTW é a segunda banda a subir ao palco.

O (ou a) GTW surgiu através de três amigos roqueiros, que curtiam o hardcore, com influências do trash metal, que queriam formar uma banda.  Capilé Charbel, Eduardo Dezan, Valdir (vulgo batatinha) e Serginho H estavam em ponto de bala, mas... faltava um vocalista. Quis o destino que exatamente nessa época aportasse em Cuiabá Rosi Pando, vinda de São Paulo, onde integrava uma banda de rock.  

gtw

GTW em 94 (esquerda pra direita): Jacaré, Rosi Pando, Sergio H e Drailler

Dessa forma coincidente, Rosi tornou-se, segundo as palavras de Dewis Caldas, a primeira "frontwoman” do rock mato-grossense. Tudo isso há 30 anos, antes de surgir essa corrente de empoderamento feminino que assola o mundo hoje em dia, porque é assim que tem que ser. 

A banda, além da sua formação primeva, também contou com participação de outros nomes que a integraram, como Vicente (que já subiu aos céus), Drailler, Podre, Marcelo Trash, Jacaré e Joe, sendo que estes dois últimos são organizadores do evento de sábado.

O GTW, de acordo com Joe, que participou da última formação da banda, perdurou até agosto de 1998. No ano anterior, eles abriram para o show nacional da Ratos do Porão, realizado no Buffet Itália.

gtw

A banda no histórico show "Entre mortos e feridos, salvaram-se quase todos"

O nome

Fato curioso remete à origem do nome da banda e, para narrá-lo, valho-me novamente de informações levantadas por Dewis Caldas, que ouviu Capilé em 2012, vasculhando o começo de tudo:

“Eu e o Serginho H pegávamos sempre o ônibus Grande Terceiro e ele sempre dizia: ‘Lá vem o Great Third’, ai ficou o nome da banda. Mas como eu sabia que já havia uma banda de reggae com esse nome, adicionei o World e pronto. GTW é Great Third World. E não éramos punks, estávamos mais para junks”, explicou Charbel, produtor musical e guitarrista talentoso.

Com dez anos de estrada a GTW protagonizou um marco histórico do roquenrou tchapa e cruz: lançou o primeiro vídeo clipe de uma banda de rock cuiabana, com direção de Eduardo Ferreira. O clipe foi veiculado na MTV nacional e o nome da música era “GTW”. No clipe havia uma animação com bonequinhos de massa de modelar, produzidos por Rodolfo Scheffler.

gtw

Joe posando com João Gordo, quando o GTW abriu pro Ratos do Porão, em 1997

Também para celebrar a primeira década do GTW, a banda encabeçou um show histórico:  “Entre mortos e feridos, salvaram-se quase todos”. O agito foi no Peça Biss, point situado no Araés, do qual, participaram nove bandas e todas elas tocaram uma música do GTW. O local foi invadido por uma multidão roqueira, esgotando o espaço.

E isso é o que deve acontecer novamente neste "revival" de sábado. Os ingressos estão praticamente esgotados, mas já tenho o meu garantido. No público, certamente, haverá uma galera de cabeça branca onde estará o loro, aquele mesmo - sujeito bacana, que escreve para este tyrannus. 

Durante o show no Cavernas, uma equipe de audiovisual estará registrando imagens e trabalhando em torno de um documentário que vem por aí.

O Cavernas Bar fica na rua Barão de Melgaço, próximo da Câmara dos Vereadores. Mais informações através dos telefones 99622 1969 ou 98117 8963. 

zine

Publicações ao estilo zine, impressos que predominavam na cena roqueira cuiabana naqueles tempos

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet