CIRCUITO ORALIDADE

Projeto "Arte da Palavra..."



maca

Maca teve um encontro com as ideias do movimento negro aos 13 anos... nunca mais abandonou

Prossegue na semana que chega, no Arsenal, o projeto nacional "Arte da Palavra: Rede Sesc de Leituras", através do Circuito Oralidade. "Sou um poeta da literatura negra", é emblemática frase do convidado que comanda o evento, Nelson Maca, na próxima quinta (12), a partir das 20h.

maca

É de Nelson Maca o poema desta edição do tyrannus

Ele vem da Bahia e é possível desconfiar que baiano seja. Mas não. Nascido na cidade paranaense de Telêmaco Borba, Nelson Maca teve um encontro com as ideias do movimento negro aos 13 anos. Com 22, migrou para Salvador em busca de uma Bahia preta e para estudar letras na Ufba. 

Atualmente é professor de literatura da Ucsal - Universidade Católica do Salvador. Tem um trabalho influenciado por artistas que vão desde rappers, como Mano Brown e Thaíde, até escritores, como Lima Barreto e Richard Wright. Da filosofia, bebe na fonte do existencialismo de Jean-Paul Sartre e do pós-colonialismo de Franz Fanon. 

Mas não é na academia que Maca se realiza como pessoa, e sim no ativismo social. “Não sou aquele professor que entrou de cabeça na universidade. Sou professor da universidade tanto quanto sou da rua”.

Em seu expressivo currículo sobra a militância na negritude do verso. Fundou do Coletivo Blackitude. Realiza o Sarau Bem Black e coordenou o Sarau Bem Legal (infantil). Com Berimba de Jesus, organiza o Encontro de Literatura Divergente e com Marcelino Freire a Balada Literária da Bahia. Participou das coletâneas Suburbano Convicto, Poesia Favela e Sarau do Binho, entre outras. 

Nelson também organizou Tarja Preta, de Zinho Trindade e A Rima Denuncia, do rapper GOG. Publicou Gramática da Ira (2015). Já atuou com GOG, Ellen Oléria, MC Teko, Mc Pingo do Rap, Wiza (Angola), Vox Sambou (Haiti), André Sampaio & Os Afromandingas, etc. Apresenta a performance CandomBlackesia. Em 2018, lança Relatos da Guerra Preta (contos). (*com assessoria e o site https://www.geledes.org.br)

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet