LIVRO PREMIADO

Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça



alessandro cassemiro

trt

Obra produzida pelo TRT-MT conquistou 1º lugar na categoria Publicação Especial

O livro “Foi Assim - Vidas, olhares e personagens por trás dos processos trabalhistas em Mato Grosso”, produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), com apoio da UFMT, por meio da Editora Universitária (EdUFMT), conquistou o primeiro lugar na categoria Publicação Especial do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, no dia 22 de junho.

Elaborada pela equipe de comunicação do Tribunal, em comemoração aos 25 anos do TRT-23, a obra reúne crônicas, relatando os personagens e histórias envolvidos em processos trabalhistas de Mato Grosso.

O livro contém 145 histórias contadas com uma linguagem leve e envolvente que registram cerca de 80 anos de trajetória da Justiça do Trabalho em solo mato-grossense.   Fruto de pesquisa bibliográfica em processos físicos e eletrônicos da Justiça do trabalho que abrangeram certa de 80 anos.

A obra foi produzida pela equipe da Comunicação Social, à qual, o tyrannus parabeniza com louvor, especialmente, por tornar acessível a qualquer público, as histórias muitas vezes esquecidas e cujos atores construíram a imagem e identidade da Justiça do Trabalho em Mato Grosso. O livro foi escrito pelos jornalistas Aline Cubas, Sinara Alvares, Zequias Nobres, Fabyola Coutinho e Ademar Adams. As ilustrações são assinadas pelo artista Ricardo Leite, mais conhecido como Rick Milk, que tem mais de 20 anos de experiência com o traço.

alessandro cassemiro

trt

Da esquerda para a direita os jornalistas Zequias Nobre, Fabyola Coutinho, Sinara Alvares e Aline Cubas. Entre eles (de camiseta), o ilustrador e quadrinista Ricardo Leite

A seleção das histórias começou no arquivo do Tribunal, entre pastas e pilhas de processos físicos, muitos já amarelados pelo tempo.  Daquelas páginas foram surgindo personagens, histórias e descobertas interessantes, como o registro do poeta Silva Freire que antes de ser um dos mais festejados poetas de Mato Grosso, foi servente na Junta de Conciliação e Julgamento de Cuiabá, em 1948.

A editora da Universidade foi responsável pela supervisão, revisão e acompanhamento do processo de edição, até a entrega do arquivo finalizado para a diagramação e impressão. Entre essas etapas, foram realizadas a adequação de linguagem, e assessoria técnica para padronização, protocolos e registro da obra no International Standard Book Number (ISBN), conforme o coordenador da EdUFMT, professor Renilson Ribeiro Rosa. (*com assessorias)

 

Em fevereiro deste ano, o tyrannus reproduziu uma das crônicas do livro, que pode ser conferida em

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/cronicas/10526/execute-me-se-for-capaz

Em versão PDF, a obra está disponível para download gratuito no site 

http://www.editora.ufmt.br/download/LIVRO_TRTMT_FOI%20ASSIM_baixa03.pdf  


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet