CHORODITO

No Teatro da UFMT, quinta-feira



corda

O grupão de violinos do programa de extensão da universidade "Com a Corda Toda", vai receber o público no foyer do teatro

Um programa imperdível para os amantes da boa música. E com entrada franca. É na quinta-feira (2), a partir das 19h15, no Teatro da UFMT. Sobem ao palco separadamente e em conjunto, os grupos musicais UFMT em Cordas e a Orquestra Cuiabana de Choro. 

Os dois grupos começam seus concertos a partir das 20h, mas, antes, o público será recebido no foyer do teatro pelo grupão de violinos do programa de extensão da universidade "Com a Corda Toda".

Cabe frisar que a entrada é franca, mas a garantia do assento está relacionada com a lotação do teatro. O que significa, portanto, que chegar cedo é a melhor coisa a fazer para garantir-se na plateia.

No programa, confira abaixo, a música erudita e a popular, mas, com roupagem erudita. Não por acaso, o concerto foi denominado ChoroDito. A princípio, antes de detalhar a coisa com Rúbia Yatsugafu e Andrew Moraes, articuladores do espetáculo musical, estava eu achando que o Dito (do ChoroDito) evocava o Benedito, um dos nomes mais populares de Cuiabá. Mas, não... Dito vem do erudito e é melhor deixar logo o Oliver Yatsugafu, líder do Com a Corda Toda, explicar isso direitinho:

"O dito erudito perpassa todo o programa, na medida em que os arranjos que Andrew Moraes, Augusto César e Levi de Barros (todos integrantes da Orquestra Cuiabana de Choro) são de alto nível e complexidade, flertando  com o que se chama de `popular´ e o que se chama de `erudito´, e o faz de uma forma muito original: fundindo-os", esclarece Oliver.

orq

A Orquestra Cuiabana de Choro, criada em 2014, é formada por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá

Orquestra Cuiabana de Choro

A Orquestra Cuiabana de Choro, grupo formado por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá, foi criada em 2014 pelo Prof. Ms. Eduardo Fiorussi. As atividades do grupo centram-se na prática musical e na intensa pesquisa de repertório de diferentes ritmos como samba, choro, maxixe, baião, valsa, polca, schottisch e frevo, abrangendo obras do fim do século XIX, clássicos do século XX e composições de artistas brasileiros, dentre eles Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carolina Cardozo de Menezes, Paulinho da Viola, Maurício Carrilho, Luciana Rabello e integrantes da Orquestra Cuiabana de Choro. O grupo lançou, em 2017, seu 1o CD, intitulado “Chorando em Cuiabá”. 

Integrantes

Andrew Moraes - Flauta, Clarinete e Clarone 
Augusto César - Sax alto e Soprano
Maycon Alencar - Trombone
Levi de Barros - Trompete 
Claudiney Neves - Violão 7 cordas
Odenil Fernandes - Percussão
Neto Morais - Sax Tenor
Leonnid Paniago - Flauta
Markytto Taborga - Percussão
Participação especial: Akane Iizuka

cordas

O UFMT em Cordas é formado por alunos dos cursos de música (Bacharelado em Violino e Licenciatura em Música) e servidores da instituição

UFMT em Cordas

O UFMT em Cordas é um ensemble criado em 2015 e incorporado pelo programa UFMT com a Corda Toda em 2016. O grupo é formado por alunos dos cursos de música (Bacharelado em Violino e Licenciatura em Música) e servidores da instituição. O projeto tem como objetivo proporcionar aos instrumentistas as vivências próprias da música de câmara e o desenvolvimento de noções específicas desse tipo de formação, tais como performance em conjunto, entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmica e fraseado. Além da formação artística dos graduandos, o grupo tem como finalidade divulgar a música de concerto em Mato Grosso. 

Integrantes

Violinos I: Oliver Yatsugafu, Jhonni Campos, Hulda Carla, Gleciane Freitas e Yndira Villarroel Violnos II: Carol Kelli, Carlos Soares, Allan Jordam e Dayckson Linconl
Violas:Emanuel Erasmo, Diego Lopes e Henrique Cassiano
Violoncelo: Bárbara Sol
Narração: Rubia Naspolini Yatsugafu

Programa:

UFMT em Cordas

A. Dvořák: Miniaturas, Op.75a
1. Cavatina, moderato
2. Cappricio, poco allegro. (D minor)
A. Ridout: Ferdinando (texto de M. Leaf, trad. R. Yatsugafu)

Orquestra Cuiabana de Choro

Eduardo Fiorussi: Choro 1
Tony Maia: Abel na Gafieira 
Augusto César: Num tô falano pro cê 
Levi de Barros: André no baião
Andrew Moraes: Saudade de Maria

Orquestra Cuiabana de Choro e UFMT em Cordas 

Pixinguinha: Rosa **
Jacob do Bandolim: Flor de abacate ***
Noel Rosa: Palpite infeliz *
Jacob do Bandolim: Santa Morena *** 
Pixinguinha: Carinhoso *
Zequinha de Abreu: Tico-tico no fubá *

Arranjos:  *Andrew Moraes, **Augusto César e ***Levi de Barros

oliver

Oliver Yatsugafu e Rúbia Naspolini, casal articulador desta empreitada musical

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet